RELIGIÃO X ESPIRITUALIDADE

Religiões são centenas. Espiritualidade é uma só.

Quando iniciei a ler este belíssimo texto comparativo, surgiu em minha memória, como passo de mágica, o visualizar de alguns livros e mais propriamente o maior de todos, ao menos para nós, ocidentais e Cristãos: a Bíblia. Em meu percurso de vida, aqui neste plano, foram varias, cada uma tida e havida como a verdadeira; aquela que expressava a legitima palavra do Criador de todas as coisas: Deus

Sem citar nome de nenhuma seita ou credo religioso, pude notar que as diferenças eram gritantes, a começar pelas capas, formatos e conteúdos. Em algumas, haviam sido inseridas,imagens e fotos ilustrativas, dando-lhes uma apresentação mais soft mais chamativa e consequentemente, com maior valor na aquisição.

As capas pretas são maioria, rosa ou marrom em algumas, mas teoricamente todas eram iguais no conteúdo e fundamentação Cristã. Não, eu não fiz muitas descobertas, mas nas que fiz, eram nítidas e insofismáveis suas modificações; modificações feitas por interesses de cada segmento religioso e suas diversas nomenclaturas, conservavam apenas a essência: Jesus Cristo, mas com diferenças e dogmas de cada uma delas. Resumo: Manipulação diferencial em causa própria, pois em uma, o sábado é sagrado. Na outra, o Domingo deve ser respeitado. Numa, o sangue é o símbolo da vida. Noutra, o sangue é conteúdo pecaminoso, mesmo se for usado para tentar salvar o irmão de uma morte, provavelmente certa.

São tantas as diferenças que fica difícil enumerá-las aqui. Mas respeitando aos contrários, faço uma pergunta: Por que tais diferenças se todas se dizem Cristãs?

Sem querer apossar-me da verdade e, muito menos desqualificar a intenção dos que assim agiram e agem, pude tirar minhas conclusões, quando deparei-me com as seguintes frases : A Religião é criação humana, por isso estabelece regras. A Espiritualidade é divina e por isso, sem regras. As religiões em sua maioria são causa de divisão. A Espiritualidade é causa de união.

Faço meu arremate, com a seguinte conclusão de minha parte : Religião é efeito. Espiritualidade é causa. Como não existe efeito sem causa, fico com a Espiritualidade, causa maior de minha existência terrena e espiritual. Quanto a religião, meus sinceros respeitos aos que as professam e pregam o amor entre os homens. Mas sem nenhuma dúvida de minha parte, sou 99% espiritualidade e apenas 1% Religião.

NOTA: Nada justifica a desistência do Papa, pois um verdadeiro comandante jamais abandona o navio, morre tentando salvar seus tripulantes (fiéis) . Tem algo muito podre por lá. Torço por Francisco.

Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 04/03/2013
Reeditado em 28/09/2016
Código do texto: T4171456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.