UM CALENDÁRIO ESPECIAL.

Um calendário especial.

Vamos imaginar que criemos um calendário especial para marcar todos os momentos bons de nossas vidas. Já começamos errado. Porque os maus também merecem ser lembrados. Se guardarmos só os maus, vamos descobrir que tínhamos muito mais coisas boas do que más para guardar. É bem possível também que “frigir dos ovos” descubramos que muitos dos bons nos escaparam entre os dedos, porque ficamos com medo dos maus.

Se abrirmos uma agenda só para anotar as coisas boas de cada dia, é bem possível que logo nos falte espaço no dia, e precisemos dividi-lo em mais do que 24 horas. E depois as horas em mais de 60 minutos. E por fim, vamos acabar notando que acabamos também misturando ali as más. Ora bolas! Por isso que faltou espaço no dia, nas horas e nos minutos. Talvez porque nos faça bem chorar as magoas ou reclamar de alguém, coloquemos estes também como bons.

Sempre é mais fácil julgar, do que apreciar. Reclamar do que viver. Depois de tanto deixarmos o tempo passar, sentimo-nos enganados por ele não chegar. É claro que esquecemos que como nós, os outros também têm suas agendas. Se deixamos uma lacuna na deles porque não podem deixar na nossa? Quem sabe pela nossa velha mania de julgar sempre o tempo e o vento dos outros. Nunca os nossos.

Somos sempre como velhos leitores de jornal. Queremos que sempre nos tragam noticias, mas nunca lembramos de mandá-las. Julgamos na maioria das vezes, e quase sempre assim, que os outros foram espertos e nós os bobos. E achamos por bem que se sintam mal por isso. Mas sempre é tempo de ainda se criar uma boa recordação, um calendário especial. Sem data, sem horas, sem minutos.

Mas com momentos. Todos.

Mudando de “saco prá mala”, Tramandaí no Rio Grande do Sul, está em festa dia oito. Vigésimo aniversário do Jornal Capital das Praias. Poxa! Parece que foi ontem hein Jucélia?

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com