MASSA CASEIRA E O TEMPO

A antiga mesa de madeira escura, daquelas que tinham gavetas, estava coberta com farinha, as tiras de macarrão eram cuidadosamente colocadas sobre ela, com o se fosse um ritual, com seus segredos e receitas misteriosas adquiridas com anos de prática... Foi assim, por inúmeras vezes, que encontrei minha tia, dedicada a cuidar da massa do macarrão, recém-preparada.

Na época eu tinha uns onze anos de idade, a casa dela ficava perto da escola em que eu estudava. Às aulas iniciavam às 14h00min, alguns dias da semana eu ia mais cedo e passava em sua casa, em muitas dessas ocasiões a encontrava com seu avental engomado, de xadrez azul e rendinhas brancas, trabalhando a massa do macarrão, com suas mãos ágeis ela dava forma ao delicioso alimento, que acompanhado de um molho especial seria servido no jantar.

Quando voltava da escola, retornava a casa da tia, para esperar meu pai que vinha me buscar. Enquanto o aguardava, eu tinha tempo de saborear o gostoso macarrão, que vinha acompanhado de alguma salada e pão caseiro.

Os aromas e sabores dos alimentos feitos em casa são diferentes, embora eu não goste muito de cozinhar, quando experimento algum, lembro-me da minha tia, das tardes que demoravam a passar, do vento suave secando as camisas brancas, no varal... De um tempo que não tinha pressa, de um ritmo de vida mais tranquilo, como se até as nuvens passeassem mais devagar...