(TDAH) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

por Robson Joaquim

Primeiro filho, o prazer em levar para a escola no primeiro dia, o pai abobalhado pede para entrar mais tarde na empresa, e compartilha das lágrimas por deixar seu filho com a primeira professora escolar, no entanto durante os meses em que se passa você percebe que seu filho não está em um bom desempenho escolar, aguarda a primeira reunião de pais e mestres para saber o desenvolvimento do filho e vem o primeiro choque.

Descobre pelo mestre que seu filho tem um comportamento diferente dos demais, por horas é quieto demais, se isola dos demais amigos, e em outro dado momento é hiperativo, fala sobre tudo e todos, mas durante a aula, para copiar as matérias não acompanha a classe, por sentar no meio da sala reclama que não consegue enxergar.

Primeira jornada leva-lo ao oftalmologista que detecta hipermetropia, e ou utilizaria o tampão nos olhos ou óculos corretor, optado pelo óculo por ser menos incômodo, por precaução conversado com a professora e é alocado para a primeira mesa em frente à professora. O desempenho ainda continua ruim, quase diariamente a mãe conversa com a professora sobre o desempenho do dia, nenhuma noticia boa...

Levado ao pediatra em um dos acompanhamentos direcionou a psicólogos que descobrem suas primeiras letras da vida... TDAH Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). É preciso fazer um exame completo, e o tempo passa, foi recomendado colocar em uma escola que tenha menos alunos em sala para prender a atenção dele na aula, trocado para uma escola particular (em tese o melhor método de ensino), para reforçar comprado até uma mini lousa fixado na parede do seu quarto para que tenha ajuda dos pais para fazer a lição de casa.

Por muitas vezes, devido a diversos diagnósticos os pais descreram dos médicos, Meu filho não é louco ou com retardo, vocês precisam estudar mais... Mas de nada adianta, preocupado com o futuro do filho, partem para o melhor médico recomendado pelo convênio. Toda a bateria de exames é feita, sangue, fezes, eletrocardiograma, e desempenho cerebral, nada anormal detectado..

A recomendação é o pior de todo um remédio super controlado o famoso RITALINA, diagnosticado para tomar sempre antes das aulas e somente nos dias em que tiver aula, feriados e finais de semana são descartados. Foram pesquisados seus efeitos colaterais e estão acompanhando seu tratamento, crianças com TDAH estão sob-risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais. TDAH é uma patologia caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. É importante salientar que a desatenção, a hiperatividade ou a impulsividade como sintomas isolados podem resultar de muitos problemas na vida de relação das crianças (com os pais e/ou com colegas e amigos), de sistemas educacionais inadequados, ou mesmo estarem associados a outros transtornos comumente encontrados na infância e adolescência.

Resolvi escrever o texto acima, pois muitos pais têm filhos em condições semelhantes e não perseguiram ainda uma solução, vale olhar e acompanhar o comportamento do seu pequeno e participar junto do crescimento deste pequeno ser. Ser participativo e companheiro é muito importante nestas horas, não gritar, chamar de burro, ou desmotivar é muito importante, e eu acompanho o meu pequeno como relatado em nossa história acima. Um grande abraço...

Robson Joaquim
Enviado por Robson Joaquim em 06/03/2013
Código do texto: T4173909
Classificação de conteúdo: seguro