Por favor, leia!

Como já dizia minha avó: "cabeça de gente é uma caixinha de surpresa". E é verdade! Nunca sabemos exatamente a tendência, o humor, a esperança, o desejo de alguém, no próximo segundo de sua vida. Digo isto, para fazer uma certa experiência: O que explica autores serem tão lidos em questão de horas, e outros nem sequer serem percebidos? Acredito que seja a introspecção por parte dos escritores da utilização de um senso comum. Não o senso comum de discutir a morte de Hugo Chávez, o julgamento do Goleiro Bruno, o Conclave, etc. Más o senso comum de que as pessoas são movidas pela curiosidade! Sim. Esta curiosidade em desvencilhar aquilo que à princípio não está claro, como no título acima: Por favor, leia! Aliás, este mecanismo, muito utilizado pelo marketing atrai multidões para o senso comum de gastar, de ter, de mostrar...E tudo aquilo de que não sabemos, deixa-nos à margem da sociedade, do sentido de informação, fora da conexão com o mundo, portanto, se estão pedindo para eu ler, deve ser importante. É possível que todos os sentidos acima não sejam vivenciados a cada segundo pelas pessoas separadamente, mas todos ao mesmo tempo. Isto formaria o senso comum de que todos partilham de sentimentos diversos ao mesmo tempo, justificando a velocidade das nossas relações com o mundo e também conosco. É a aceleração para chegar na frente. Para quê? Pra nada. O que na verdade fazemos é dar voltas em nosso próprio eixo. Se esta teoria estiver perto da verdade sobre o comportamento dos leitores, é bem possível que terei várias leituras deste texto, em pouco tempo. Prefiro ficar como diz a canção: "Ando devagar, porque já tive pressa e levo este sorriso, porque já chorei demais..."

Antonio Marques de O Santos
Enviado por Antonio Marques de O Santos em 07/03/2013
Reeditado em 28/11/2013
Código do texto: T4175379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.