“MELHOR" (OU TERCEIRA) IDADE!
DE ONDE TIRARAM ISSO?

Hoje, dia 08 de Março, em que se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER - estreio nova idade. É uma bênção, pois verdade seja dita, jamais pensei chegar além dos quarenta anos, ou um pouco mais. Quando se é jovem a gente não tem muita noção (ou nada), da passagem dos anos. Vai se vivendo e pronto! O que é muito bom, não dá pra viver cada dia de sua vida, pensando na velhice. Deixe o sofrimento para quando isso for realidade. Quando nos atinge todos os "ites", as dores de coluna, a diabetes, colesterol alto, hipertensão e outros desajustes do relógio biológico cansado.

Esse negócio de “melhor idade” não pega coisa nenhuma. As pessoas são muito radicais quando se trata de pessoas mais velhas. Acima dos quarenta, já está passada. Aos cinqüenta e cinco (meu Deus!) são chamados de idosos. O apresentador de telejornal, referindo-se, outro dia, a um homem que foi assaltado ao sair do banco. A chamada “saidinha de banco”. - Outro termo chatinho que não diz coisa com coisa:

- ...” O idoso levou um tiro porque reagiu ao assalto. O idoso foi levado ao hospital em estado grave. O idoso isso e o idoso aquilo...” Idoso, qualifica alguém? Não seria mais correto e de fácil entendimento dizer: “o homem, a senhora, a mulher”?

Outro dia fui à farmácia (nem era p’ra comprar medicamentos para mim e sim para os filhinhos de minha vizinha que se encontrava no trabalho e pediu-me um favor). Estava lotada; gente de todas as idades. Retirei minha senha da maquininha de senhas. Nº 328. O painel indicava o último número chamado - 315. Foi só eu me sentar para uma mocinha, que estava em pé, na fila de espera, me chamar a atenção, a cada número que aparecia no luminoso:

- Senhora, não é o seu número? Senhora, qual é o seu número?

- Eu estou ligada não se preocupe, obrigada. Respondi-lhe. Utilizei-me do termo “ligada”, notadamente usado pelos jovens, para que ela se conscientizasse de que eu não era surda, nem mentecapta. Ops! Este é dos mais velhos... Alguns jovens pensam que, só porque você já passou da garantia, tem umas ruguinhas aqui ou ali, perceptíveis na face, ficou analfabeta, surda e cega. Haja paciência! Segurei a onda para não mandá-la pra puta que pariu, pela insistência em me alertar sobre o o número de minha senha! Não o fiz; fitei-a com cara de poucos amigos - nem sei se ela percebeu a minha indignação.

Os jovens, em sua maioria, além de colocar todas as pessoas acima dos quarenta na mesma categoria de velhos, são um tanto quanto tontos. Vivem em seu mundinho particular dos telefones celulares, da internet, dos SMS, das redes sociais e não tomam conhecimento do resto do mundo a sua volta. O que é uma pena, pois eu gosto e espero muito dessa juventude.

Dias atrás fui ao cinema, com uma amiga de longa data e sua filha e a insistência dela em tomar conta de mim era impressionante.. Antes, perguntou-me a idade, para ver se comprava meia entrada ou não.

- Pode comprar sim, já tenho idade para essa “vantagem.”

- Como assim, você já tem setenta anos? Sabe, não parece, a senhora é mais “conservada” do que a minha mãe, que tem sessenta e um! A mãe lançou-lhe um olhar de matar!

Eu queria enfiar a cabeça num buraco, com tanta ignorância... Jesus! Não... CONSERVADA é demais! Me senti uma azeitona ou pimenta malagueta conservada no vinagre e óleo de péssima qualidade.

- Querida, essas prioridades sociais aqui em São Paulo começam a valer a partir dos sessenta anos e não dos setenta, minha flor! É por isso que eu já me beneficio delas. P’ra setenta falta um cadinho, mas vai chegar logo, você mesma vai sentir isso na pele, porque o tempo voa!

- Sem graça, pediu-me desculpas.

- Não precisa se desculpar, minha querida. Todo mundo vai avançar na idade - isto, se não morrer jovem. Só temos essas duas opções na vida; e nenhuma delas é escolha nossa. Acontece, é só! Você não me deve desculpas pelos equívocos e nem eu, por entrar na casa dos sessenta anos.

Contudo, devo confessar que acontecem coisas muito engraçadas também! Outro dia, em um sábado de muito sol e calor quase insuportáveis, decidi passear um pouco, caminhar, respirar um ar mais saudável do que o que respiro normalmente, vivendo no centro da cidade. Estava de bermuda, camiseta, tênis, rabo de cavalo e ouvindo boa música em meu IPod. Tomei um ônibus que me levava até o Parque do Ibirapuera e, ao passar meu Bilhete Único (Especial) na máquina, o cobrador me questionou se eu não estava usando o bilhete de outra pessoa. Pediu-me que lhe mostrasse a Carteira de Identidade e assim o fiz; nem me irritei, estava achando graça. Ele olhou demoradamente minha foto no RG e...

- Nossa, dona, minha mãe tem a idade da senhora e está toda estragada! A senhora tá uma gata, ainda, muito bela! Me dá a receita pra eu passar pra minha mãe...

Ora, faça-me o favor! Quando não sou ofendida, tratada como débil mental, levo cantada de cobrador de ônibus... É um mundo controverso este! Ou são as pessoas?
E os programas sociais que os governos criam, para desencargo de consciência (ou com fins eleitoreiros) com o intuito de “dar uma ocupação” aos mais velhos? Uma babaquice só... É baile da melhor idade, hidroginástica para a terceira idade, a mais bela vovó, a tia mais gostosa, etc, etc, e etc... Eu quero mais é que se danem todos. Tenho mais o que fazer do que ficar freqüentando bailinhos à tarde em centros sociais que, de dança mesmo não têm nada. Ficam balançando de um lado para o outro e depois, param na primeira pizzaria, enchem a cara de comida e cerveja. Eu não danço assim e nem bebo nada! Prefiro botar a massa encefálica para funcionar e escrever minhas sandices, pensadas (ou não)por aí. Quem sabe, um dia, não serão úteis para quem concorda comigo que “melhor idade” são todos os momentos em que se vive com sabedoria e plenitude? E que se fodam os neologismos despóticos e sem nexo.

Estou na "flor" da idade e adoro isso! Curto cada fase de minha vida, brindo a cada idade que experimento, com  a mesma emoção. Se não posso mais fazer muito do que fazia aos vinte, invento outras coisas, reinvento-me, crio e recrio. Isso é o que realmente vale a pena!


(Milla Pereira)


 



MEUS CONVIDADOS QUERIDOS
 
 

 
DEYSE FELIX
 
Olá, MILLA. Parabéns para você!
Hoje também é dia de aniversário de meu irmão.
Ótima crônica, em cima da hora, tri legal, morou?...rsrsrs Um abraço com especial carinho.
 


 
 
ARIADNE CAVALCANTE
 
Verdade! Muito bem, Milla! Quero lhe felicitar pelo dia de hoje, vi lá na página do Luiz uma homenagem
mui linda e vim aqui lhe desejar felicidades
e muita saúde, amiga! Feliz aniversário!
Parabéns! Beijo grandão!


 
 
 

LUIZ MORAES
 
Bela e expressiva crônica Milla. A melhor receita,
é, sem dúvida,
a de viver o hoje e o agora com
alegria e satisfação. Parabéns duplos, saúde e paz.
Tem homenagem pra você na minha página.
Beijo e felicidades.
 

 

 
IGNEZ FREITAS
 
Parabéna pelo seu dia querida, infelizmente o preconceito existe em todos os seguimentos,
um abraço de carinho!
Deus te ilumine e abençoe sempre!
 
 

 
 
FERNANDA ARAUJO
 
Milla, não existem coincidências. Este negócio de seu aniversário ser no Dia Internacional da Mulher
pra mim é armação do Céu. Uma grande mulher
como você só poderia mesmo nascer num dia que
seria "escolhido" para homenagear todas as mulheres!
Já tudo marcadinho quando você nasceu. E nasceu para brilhar, para levar alegria para muita gente e nós do Recanto estamos, que beleza, neste Universo
usufruindo de sua amizade, de seu exemplo, de sua Arte!
 Parabéns! Um abraço enorme!


 

 

 
MARNE PIMENTEL
 
Olá Milla querida, parabéns duplamente, mas aqui,
quero lhe dizer, que ainda estou rindo com sua esplendorosa crônica, como eu gostaria de ter coragem
pra dizer tudo o que eu sinto vontade de dizer, em determinadas ocasiões desinteressantes... mas engulo tudo e assim, minha gastrite só cresce...rsrsr.
Obrigada pelo seu carinho e quero lhe presentear com uma Trovília em sua homenagem, que ficará para
o segundo salão, pois ando só viva, amiga sem tempo pra raciocinar, é tudo corrido, um horror... Grande abraço e bjs de marne. Sim, tem homenagem a Mulher,lá em casa,tá? bjs



 
 
CELINA FIGUEIREDO
 
Amei sua crônica. Duplamente parabéns.
Também detesto "melhor idade" e outros nomes... Beijos. Celina
 


 
 
JRPALACIO
 
E vale a pena mesmo, viver, querida. Viver cada dia
como se fosse o último da vida.
A vida é o maior dom
que Deus nos deu.
O resto é por conta da gente.
Bjs querida e feliz aniversário.
 
 

 

 
EEMANUEL
 
Linda cronica cheia de desabafos e verdades . Parabéns .
 
 

 

 
A FLOR ENIGMÁTICA
 
BRAVO, BRAVO PALMAS PALMAS..
amiga também passo por isto, e pior pois sofri um erro médico, para mim é algo diferente,como me veem com limitações logo vem com aqueles encontros de
Terapia Ocupacional, mas eu tive uma idéia genial,onde vou carrego um livro meu (e minha autoria)
Por fim nunca mais se
atreveram a vir me convidar
para tal.
Oras Vivendo e Aprendendo.... e ainda falo estou vendendo queres comprar, rsrssr.
Viver é saber fazê-lo, Viver bem. Amiga,aqui te deixo um abração e deixo o endereço da Festinha
para os leitores de lá comemorarem contigo.
Seja Feliz, Levando a vida como quer
- L I V R E-Felicidades.Bjus\FLOR*


 
 
 

HULL DE LA FUENTE
 
Como escreve bem esta moça. É isto aí, todos vão passar por ela e tomara que passem. No meu tempo de jovenzinha, havia respeito pelas pessoas em geral,
mas agora, para que se mereça o respeito já que
o que aconteceu foi o desaparecimento
da educação,
os governantes e a mídia
inventaram esses "favorecimentos" às pessoas que vivem mais.
Parabéns pelo texto maninha.
Um grande abraço e novamente, FELIZ ANIVERSÁRIO!
DEUS ABENÇOE VOCÊ.
 


 
 
WRAMOSS
 
Cumádi MILLA, tava um tempão aqui na fila pra te dar um abraço. Não sei se você notou mas a fila está
dando voltas ao quarteirão.
Tentei passar a conversa numa turminha que conversava animadamente
enquanto aguardava a vez de te dar um beijo
mas não deu certo.
Então, depois de duas horas
na fila
aqui estou. Minhas palavras são simples,
bem simples como é o meu jeito. Peço a DEUS
que continue te iluminando
cada vez mais,
te dando muita saúde,
paz, alegrias, amor e
que você continue
linda, cada vez mais linda
conforme
estampam as fotos . E olha, esse negócio
de idade é meio lenda.
Eu tenho mais idade que você
e nem percebo . Idade é coisa que deve ficar só na carteira de identidade porque o que importa
mesmo é o que temos e vamos ter sempre no nosso coração. E o seu, é rico e iluminado. Então é assim,
sinta-se abraçada
bem forte, receba três beijos com
carinho e eu até queria ficar mais um pouquinho
mas a turma que está atrás
de mim reclama a demora .....
Pra você....luz e paz.....sempre.....
 


 
 
HLUNA
 
Texto espetacular Milla Pereira, mulher a vida inteira, disse tudo o que pensamos sem tirar nem por.
Pra você um abraço enorme cheio de alegria por tudo
o que você é,
e vai continuar sendo mesmo quando
já estiver usando uma bengalinha.
Viva TU e Viva NÓS, neste dia dedicado à mulher.
 

Para o texto: "MELHOR" (OU TERCEIRA) IDADE!
DE ONDE TIRARAM ISSO? (T4176939)
Ontem eu botei este comentário, mas SUMIU.
Que será que houve?
Mas deixa pra lá, o que importa
é poder
estar aqui te abraçando, festejando contigo
na maior alegria.
Um abraço bem apertado.
Helena

 

 
 
SONYA AZEVEDO
 
Milla, querida, um triplo parabéns!!!!
Pelo belíssimo texto, aliás, muito real e que mostra
uma realidade que não
acompanhou a evolução da longevidade. Hoje em dia, idoso, para mim, é quem
já está chegando aos oitenta e cinco, noventa anos,
pois com as novas pesquisas
e descobertas, se vive
muito mais
que na época em que sessenta anos,
setenta no máximo, já se estava sendo embalado no paletó de madeira. Hoje, nesta idade, ainda se dança
um bom tango e se vive um novo grande amor.
O segundo pelo seu natalício, que Deus te proteja e abençoe, sempre e aproveitando a sua "conservada"
(rsrsrs) dobre-lhe a idade dando-lhe muita saúde, disposição, criação e vida prazerosa.
E o terceiro pelo seu dia e de todas nós, guerreiras:
08 de março. Muita luz e paz. Beijo no coração.
 

 
 
CERES DAMASCENO
 
PARABÉNS, QUERIDA!
Que seja este dia, radiantemente feliz! É isso aí!
Essa coisa de terceira idade
é totalmente comercial,
pra enganar proteção.
Cada ano que completamos
é como um novo
botão de flor que se abre para o ciclo que recomeça. Que possamos brindar com você,
durante muitos e muitos dias OITO DE MARÇO.
Deixo aqui, meu sincero carinho envolvido em beijinhos. Ceres.


 
 
 

LUCY MARA MANSANARIS
 
Oh meu anjo... Parabéns duplo!!! Porque hoje é nosso dia,
o que torna teu aniversário mais especial ainda! Parabéns!
 


 
 
JCOELHO
 
Olá amiga, parabéns duas vezes, pelo seu lindo trabalho e pelo seu aniverário, tudo de bom e muitas felicidades.
Deus lhe abençoe e ilumine neste dia duplamente importante.
 
 
JACÓ FILHO
 
!.. À MARIA E PEREIRA ..!
 
Àquela escritora, a quem todos amam,
Mimos sublimados dado como presente,
Arrebanhados entre corações ardentes,
Reescreverão sonhos que a ti chamam...
 
Infinitos poderes, portam teus punhos,
Armados pela mente, a construir o belo...
Escrevendo a vida, reinventas castelos,
Partilhando o saber, finalizas rascunhos...
 
Eleva-se nossa estima, ao ler tua obra,
Relíquia editada e pra todos, disponível,
Embelezando recantos, é fato plausível...
 
Interages conosco no tempo que sobra,
Registrando pareceres quando tangível,
Alegrando a todos quanto te é possível...
 
Feliz aniversário grande mestra
Maria Emilia Pereira.
Que comece hoje os melhores dias da sua vida...
Parabéns! E que Deus a abençoe e a ilumine...
Sempre... A propósito, vesti sua crônica
e caiu feito uma luva...

Mas é melhor ficar velho que falecer...
Amei e assino com você...
 
 
ZÉLIA MARIA FREIRE
 

 
HAHAHAHAHAHHHA...
TUA CRÔNICA  "TÁ NO GRAU".
Penso que nem tu e vou levando a vida sem muitas preocupações, aceito a minha idade com naturalidade,
sem nenhum trauma. agora, é só dizer:
PARABÉNS PARA MILLA
E PARABÉNS
PARA NÓS MULHERES!!!
BEIJOS PARA TODAS de zélia
 

 
NANA OKIDA
 

 
Tenho horror à estes tratamentos também.
Menina, estou passando para um abraço (virtual)
nesta minha amiga linda amiga.

FELIZ ANIVERSÁRIO MENINAAAAAAAA!
TE AMO!
 
 
TECA
 
Idade bela sem direitos respeitados?
Qua qua qua.... Lindo dia pro Cê querida!
 
 
LUCY MARA MANSANARIS
 

 
Rsrsrs... Aja paciência em miga!?! Bom dia minha querida, saudade tbm... Milla, desejo tudo de mais bom e belo
a ti, que Deus a abençoe muito,
infinitamente...
Meus parabéns!
Muitas bençãos...
Um beijo cheio de carinho, Lu.
 
 


CHRISTINNY OLIVIER
 

 
Bela e divertida crônica!
Meus parabéns, que Deus a abençoe
com muitos anos de vida feliz!
Beijos.
 
 
MERIAM LAZARO
 

 
Milla, querida, voltarei para ler a crônica.
Por hora vim cantar os Parabéns pra você...
Muitas felicidades... Muitos, e muitos anos
de vida alegre, com saúde, amigos, amor...
Beijo e tenha um dia especial de bom
[rss]. Meriam
 
 

 
MARNE PIMENTEL
 
 
Bom dia minha querida Milla,
promessa é dívida...então, aqui estou pagando,
e feliz da vida,parabéns de novo e bjs de Marne.
 

 
PARABÉNS PRA MILLA
(Trovílias)
 
Essa mulher é linda,
Com a alma de poeta!
Só encanta na vida
E todos aquieta.
 
E todos aquieta,
Pois escreve com amor!
Mas,feito borboleta
Quando pousa numa flor...
 
Quando pousa numa flor,
Com cheiro, muito brilho,
Repleta de luz e cor!
Sinto e compartilho,
 
Sinto e compartilho,
Você é Milla, a discreta,
Amiga, sem orgulho,
Com a alma de poeta!

 
 

 
ESTRELA RADIANTE
 
 
M. ais um outono em sua vida acontece
I. luminando a todos que a amamos
L. aços fortes com a fé a enobrece
L. indas flores a você nós enviamos
A. ceite-as, por favor.
 
P. arabéns por essa data tão querida
E. special seja sempre sua vida
R. ealize os seus sonhos e aventuras
E. spetáculos de amor e de ternura
I. lustre poetisa do Recanto
R. espeitada e amada pelos leitores
A. gradeça a Deus pelos amores

 

 
 
 
ANSILGUS
 
 
A variedade de interações contida nessa crônica, de bela feitura, que me proporcionou muita risada, mostra, muito bem, a exuberância que a Milla tem e a facilidade de nos transmitir boas leituras. De minha parte, vale dizer, de vez em quando me arreto com esse negócio de "idoso", até por que não vejo vantagem no atendimento
em lugar algum; a fila dos idosos está sempre cheia, nos caixas de banco, por exemplo, quando o gerente deveria reservar mais máquinas para quem já alcançou um farto pedaço de vida, como eu.
Também pensei que não chegaria aos quarenta, mas passou; depois eu disse que aos cinquenta seria impossível, passou; depois eu pensei numa história da diferença entre um ventilador quebrado  e um português cansado, que é trinta (ventilador quebrado: noventa, o português cansado: sessenta - sessenta pra noventa, trinta). Mas cheguei.
Puta que o pariu, será que vou viver mais dez anos,
perguntei a mim mesmo! Se tenta, não é verdade?!
Cheguei...rsrsr...dez a mais será impossível, daí meu filho
me disse: Oi, tenta....meu abraço fraternal...ansilgus...
(sem revisão e sem enxergar direito).


 
 
 
CONCEIÇÃO GOMES
 
 Descobri que estava na terceira idade quando fui me matricular para a ginástica, no SESC, já se vão um 14 anos. Não fosse pela idade do Condor, eu pensaria ter uns 20 anos menos. Dizem que não pareço ter 68. Essa do do õnibus foi "massa" como dizem os jovens. E, Parabens pelo seu niver.
Vi na sala da HULL.
 

 
 
 
OD LAREMSE M PETERSON
 
 
Boa noite, Milla! Mas que crônica mais bela e divertida! Falando em divertido, divirto-me muito com esse negócio de idoso. Ora alguém me barra, por ainda não ter sessenta anos (desminto com minha identidade), mas não desperdiço nenhum direito adquirido. Só tenho que aplaudir-te! Deus te abençoe!

 






SANCARDOSO
 
Boa tarde, Milla! Parabéns, pela sua maravilhosa crônica que me fez rir até... - Adorei a sua explanação sobre a nossa idade, que de MELHOR ou uma qualificação numérica agradavel aos nossos ouvidos, não tem nada..rss - É uma idade que atingimos, já que ganhamos longividade e a vida segue... Sensacional a cantada do cobrador do onibus.Óh céus, chegar nesta idade e receber elogios no coletivo é hilário...kkk Ninguem merece,naum! kkk - FELIZ ANIVERSÁRIO,COM SAÚDE E PAZ,QUERIDA! beijos ternos
 
 


 

 
MIGUEL JACÓ
 
Boa tarde Milla, Li sua crônica, concordo com tudo que você enfatiza, esta conversa de melhor idade é falácia cada um tem seu limiar de debilitação e muitos começam a se degradar muito cedo, eu por exemplo me sinto muito mal na maioria do meu tempo ultimamente, não tenho como aplaudir a idade avançada, como sou um soldado de deus vou até onde me seja a sua designação, mais não sou nada afeiçoado as circunstâncias que vivo nos últimos tempos. Parabéns pelo seu aniversario, e meus votos de muitas felicidades agora e sempre, e minhas reverências a esta leva de poetas e poetisas que se juntaram nesta linda manifestação de carinho a vossa pessoa que merece tudo isto e muito mais, pela sua generosidade para conosco neste recanto literário, desde sempre,um grande abraço a todos vocês, MJ.

 



 
FERNANDA XEREZ
 
 
Oi menina Milla, bom dia!!!!!! Se você aceitar votos de feliz aniversário com 2 dias de atraso, então receba os meus pois são de coração. Felicidades todos os dias da tua vida. Paz! Amor! Saúde! Alegria! ** Desejo um FDS abençoado, na Paz do Senhor!! Beijooo
 
[[ando perdendo muitas festas no RL, mas uma carta na minha escrivaninha esclarece esta minha ausência]]

 
  
 
ILMAR
 
Atrasado quero te desejar toda a felicidade possível, querida! Um grande abraço!
 
 

NATIVA
 
Parabéns, poetisa! As bençãos de Deus para você. Bjs
 
 


HICS
 
Prezada jovem MESTRA poetisa/escritora Milla Pereira!... Com menos atraso do que nos cumprimentos que coloquei em seu texto complementar relativo ao NAT de uma de minhas musas por aqui, a 'sensacional' jovem MESTRA 'conterrânea' poetisa/escritora Zelia Maria Freire, cá estou para envidar-lhe muitas felicidades e que consiga superar todos os percalços pelos quais vem passando 'nos últimos tempo'... Sabemos que Nosso Criador SEMPRE abre uma nova porta sempre que nos fecha alguma... Em sendo assim, a cada provação que nos submete, nos agracia com coisas boas, que por vezes nos parece demorar muito a chegar... Sinceros parabéns e votos de calmaria total na sequência de sua existência... Reitero meus votos de excelente final de semana e inicio de uma próxima... Abçs... Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!... FORÇA PERENE!!!!