Dia Internacional da Mulher

O trânsito estava lento. Tudo engarrafado. Havia algum movimento à frente. Era uma passeata exclusivamente com mulheres. Um movimento social de mulheres camponesas em passeata, em direção ao Palácio do Planalto, em Brasília. Lembrei-me então que o dia Internacional das Mulheres estava próximo.

Observando as que ali estão, lutando por seus direitos, reivindicando melhores condições de trabalho e reconhecimento, recordei das mulheres passadas e suas lutas. Confesso que sempre simpatizei com esses movimentos e sua história. Eles se iniciaram no fim do século XIX, início do século XX, tendo como pano de fundo a revolução industrial e a primeira Guerra Mundial, quando se desenvolveu a mão de obra feminina. As mulheres trabalhavam mais de 17 horas por dia, em condições precárias, submetidas a espancamento e diversas humilhações. Assim sendo, os movimentos sociais femininos tornam-se constantes, espalhando-se por alguns países da Europa e nos Estados Unidos. O direito ao voto era uma das reivindicações femininas.

É nesse contexto que surgiu a ideia da existência de um dia internacional da mulher. Interessante que existe um mito em torno da escolha da data: 08 de marco. Pelo que se diz, ela estaria relacionada ao movimento de greve de operárias em 1857, exatamente nessa data, quando 129 mulheres morreram queimadas e asfixiadas dentro da fábrica incendiada por seus patrões. Algumas pesquisas foram feitas sobre essa questão. E segundo os pesquisadores, não foi encontrado nenhum jornal ou documento desse ano com menção da greve. Acredita-se que houve uma confusão com as datas, quando misturam dois fatos ocorridos: uma longa greve de costureiras que ocorreu em fins de 1909 até o início de 1910, e o incêndio em uma fábrica têxtil, em março de 1911, quando morreram 146 pessoas, em sua maioria mulheres, costureiras em Nova York. Realmente é difícil de acreditar que um “patrão malvado” incendiaria a sua propriedade para castigar as mulheres!

Não existe uma explicação específica para a escolha. Sabe-se que essa data foi fixada depois da 3ª Internacional Comunista, em 1921, em homenagem à greve das tecelãs de São Petersburgo, na Rússia, em 08 de março de 1917, quando reivindicavam “pão e paz”. E foi em 1977, na Assembleia Geral da ONU, que foi proclamado que no dia 08 de março seria comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Desse tempo para cá, tivemos muitas conquistas. Hoje a data tornou-se comemorativa e comercial. Flores e parabéns são distribuídos. E adoramos tudo isso! No entanto tudo queremos é reconhecimento e respeito. As componesas são exemplos disso!

Nice Bacchini
Enviado por Nice Bacchini em 08/03/2013
Código do texto: T4177909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.