ELAS

O importante não é a data, mas quem a representa. Isto se evidencia todo dia com a mesma redundância de quem às homenagens se opõe e a elas não faz por merecer. Todavia, o tempo não esquece e o livro da vida registra, nas páginas da história, mulheres que valem por si e por todas em diferentes atuações ou data programada, algumas das quais vale lembrar.

Mulheres na BíbliaDébora, uma dona de casa comum, mas que fora escolhida para ser juíza. Foi a única das criaturas sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como mãe de Israel e fazia de tudo para o bem da nação. (Juízes 4, 4 a16).

Ester – Foi a rainha mais importante de Israel. Judia e órfã, foi criada por parentes. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez tudo pelo povo judeu. Há um livro na bíblia só dela.

Sara – A esposa perfeita. Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho, que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Sara era chamada mãe da multidão e vista como modelo ideal de mulher casada. Estéril, mas confiante na fé, teve o filho que Deus lhe prometera, a quem ela deu à luz aos 90 anos,  -Isaque -, o herdeiro da promessa de Abraão.

Nessa linha bíblica, seguem-se Rute, Rebeca, Miriã, Ana, a viúva pobre, Maria de Bethânia, a Samaritana, Marta e muitas outras, nem uma delas superando Maria, mãe de Jesus.

Fora do contexto bíblico, mas inseridas na história do cristianismo mais recente, citam-se Santa Terezinha, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce.

Na política se tem incontáveis exemplos de participação feminina nos três poderes e, no Brasil, finalmente, uma mulher ocupa o mais alto cargo público.


 
Na literatura, em prosa e verso, mulheres têm relevantes contribuições, cujos nomes não se poderiam citá-los todos aqui. Mas vale lembrar algumas personagens definitivamente marcantes. Mulheres criadas pela ficção, mas absolutamente fiéis à realidade do seu tempo na caracterização dos perfis físico e psicológico: Diva, Aurélia e Iracema, de José de Alencar; Helena, Marcela, Virgília, Eugênia e Capitolina (Capitu) de Machado de Assis. Outras mulheres, sem dúvida que, fazendo ou não a história, dela fazem parte à luz do reconhecimento ou contribuindo à sombra do anonimato.
______
Foto acima, ESTER
* Principal fonte: Bíblia de Jerusalém.

______
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 08/03/2013
Reeditado em 11/03/2013
Código do texto: T4178162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.