O avesso dos clãs

A temática “relacionamento” congrega níveis, modalidades e intensidades em uma abrangência tão incomensurável quanto mais houver grupos de pessoas. Nas relações as inseguranças e as vaidades, não necessariamente juntas, são os motores dos conflitos. Para estabelecer-se numa posição mais confortável, o vetor-mor das instabilidades é um desses sentimentos (ou os dois) que secretamente habita os indivíduos-invólucros e estes se tornam portadores da discórdia não fundamentada, porém secretamente disfarçada de interesse justo. O principal instrumento usado é o poder. Este passa então a ser meio e fim levando os indivíduos a articularem os mais mirabolantes estratagemas para preservá-lo e ampliá-lo. As estruturas do poder, de qualquer tamanho, são pirâmides nas quais se apoia o elemento do topo disseminando através do seu estilo uma didática comportamental absorvida pelos escalões subordinados mais próximos que o replicam em menor escala para as suas bases, cujos componentes, obtém retornos exponencialmente menores quanto mais desça a faixa piramidal até chegar-se ao nível da subserviência total. Esses clãs tornam-se uma verdadeira cultura com valores próprios, onde até os semblantes são sorrateiramente patrulhados de modo a não externarem expressões de insatisfação sob pena de poderem vir a serem considerados como infiéis em potencial e eventual desestabilizadores da ordem estabelecida. Os climas podem ser aparentemente amenos, entretanto, em muitos casos pairam velados brilhos de fio de navalha ou pontiagudos dentes superafiados nos postos chaves. Essas estruturas possuem garras de acoplamento em qualquer gênero grupal, como um fator ao largo das leis e / ou não detectáveis por estas. De alguma forma é permitido aos desgarrados se manterem, normalmente como fator desmentidor das existências dessas confrarias dando um ar de normalidade pluralista aos grupos. É possível que nos identifiquemos como integrados e periféricos de algumas dessas "famílias" e usemos como argumento que justifique essa convivência o mesmo que os seus membros importantes: a sobrevivência.