A ARTE DA ESCRITA

Para os egípcios,a arte de escrever era um dom divino de Thoth,o escriba dos deuses. A escrita era sagrada,apenas os sábios e sacerdotes tinham direito a ela.Por séculos,o homem foi sujeito da sua evolução.Dos sinais cifrados de criptografia nas paredes das cavernas,até a sua forma mais erudita.

A escrita sempre me fascinou.Muito antes de entrar para a escola,já brincava de escritora,enchendo folhas e folhas de rabiscos.Talvez seja essa a mais remota lembrança que tenho da minha infância;as garatujas que eu fazia pra expressar a minha escrita particular.

Pra escola,eu fui aos sete anos,sabendo escrever apenas os dois nomes próprios com que fui batizada,mesmo assim,na letra bastão

que aprendi com meu pai.Em pouco tempo,já dominava a arte de escrever.As palavras me seduziam,sentia prazer em escrever sobre tudo que via ou sentia.Durante o curso primário,habituei-me a ver as minhas redações no mural da secretaria,como a melhor da turma.No ginasial,tinha certeza de que seria escritora.(tempo mágico,onde a gente pensa que pode tudo!) Escrevia para o jornal do Grêmio,além de contos,romances e poesias,que eram lidos por toda a minha turma.Certa vez,vi um rapaz de outra turma no pátio da escola,com um de meus manuscritos na mão.Fiquei sabendo depois,que era o namorado de uma menina da minha sala,que fora ela quem lhe emprestara.

Passados quase cinquenta anos,ainda sinto um prazer indescritível ao sentar diante de uma folha em branco,pra nela deixar registrada a emoção vivida ou presenciada.

Há pouco tempo,troquei a folha de papel pelo computador.Substituí as cartas pelos e-mails.Estamos na era da informática,e quem não se adequar,vai ficar às margens da vida.No mundo digital,não há lugar para os analfabetos digitais.

E a cada dia que passa,mais me assusto com a grafia usada pela maioria das pessoas ao digitar as palavras.Quase é preciso decifrá-las!São fonemas substituindo grafemas,palavras escritas só com as consoantes,outra pela metade..Tudo em nome da praticidade.É "chato" com" x","k" fazendo as vezes de "ca",e vai por aí afora.A pessoas estão desaprendendo de escrever;estamos sofrendo um retrocesso.E,eu me pergunto se dentro de pouco tempo,não estaremos de novo criptografando mensagens;se faz parte da história do mundo o homem desaprender para reaprender depois.

Que saudade eu sinto da D.Marta,minha saudosa professora de Português,que dizia que a escrita era o meio através do qual a humanidade desvenda o seu passado,pra escrever o seu futuro!

Sonia Regina Oliveira Villarinho

Sonia Villarinho
Enviado por Sonia Villarinho em 09/03/2013
Código do texto: T4179248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.