FISIOLOGISMO. LATIM.

Às vezes não percebemos bem as mecânicas de exercício do poder; compreende-se. Não é muito distinguível o processo legislativo e não se pede do cidadão comum seu discernimento. São as oficinas do direito, intrincadas mesmo para os nossos totalmente despreparados legisladores, com poucas exceções.

Roda na internet o significado da palavra Ministro, explicada etimologicamente. Recebi hoje email nesse sentido, diante do execrável fisiologismo do qual participam Executivo e Legislativo, estimulado e impulsionado exclusivamente pelo Executivo, fato nunca visto nas nações civilizadas, por total impossibilidade e consequentes apenações das leis e do povo em Estados conscientes de seus deveres.

Não é necessário estudar latim em colégio de padres, como fiz, para conhecer um pouco da língua mãe, hoje a internet está disponível com toda sua limitação.

Ministro tem origem etimológica em "Minister", em uma de suas regências-desinências, que em Roma significava serviçal, “menos”, “menos que”, era um “minus” de servo que tinha habilidade e era um cidadão jeitoso.

É o que se vê no processo indesejado que tomou conta do país, os serviçais do fisiologismo servem seus mandantes. Tudo em uma só panela que vai fervendo e fazendo subir a pressão.

Não é em vão que tentaram com projeto atípico idealizado, “constituinte específica”, controlar a livre expressão, o único veículo consubstanciado em direito fundamental que faz oposição.

A reação das liberdades públicas, através de seus representantes, juristas e jornalistas, fizeram o morto continuar na vala, apodrecida pelo tempo as ideias retrógradas que a incultura tenta ressuscitar.

O Brasil não é republiqueta latino-americana, é país estratégico no concerto das nações, sai das trevas para a luz, conduzido por suas riquezas e pela livre iniciativa, ambas sempre freadas pelos governos que atrapalham seu crescimento devido, mas ainda assim vai caminhando, sufocadas suas maiores empresas por politicagens como alertado minuciosamente por Adriano Pires, especialista em assuntos econômicos, estratégicos-econômicos, em alentados articulados na grande imprensa, mostrando a desastrada intervenção política na Petrobrás.

O fisiologismo salta escancaradamente aos olhos de todos, e os elementos da equação estão - Executivo e Legislativo - gravados em eloquente difusão que mesmo o homem rude conhece, só não é obrigado a saber latim, embora haja internet, nem mesmo que fisiologismo é a relação política podre.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/03/2013
Reeditado em 10/03/2013
Código do texto: T4181091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.