Criminalidade

Criminalidade é a palavra do momento! Todos se preocupando com o aumento dela no mundo, com a redução da maioridade para fins de punição, com o crescimento dos delitos, com a brutalidade cometida por menores, etc. etc.

Nessas horas aparecem os inúmeros especialistas, cada um com uma solução melhor que a outra, que nem fazem os quase duzentos milhões de técnicos de futebol, a cada vez que a seleção brasileira aparece em cena, principalmente se tiver perdido!

-“Falta a pena de morte, -falta o trabalho forçado,-falta alguma tortura”; chegam mesmo a dizer que os métodos usados por tiranos orientais são os melhores...aqueles que mandam cortar uma das mãos de quem roubou; e cortar as duas, se reincidir...

Entretanto, porque é que ninguém se preocupa em punir os responsáveis pelos filmes que diariamente poluem a mente da humanidade? E as novelas, que diariamente entram pelos lares, mostrando os rebuscados requintes de crueldade; que ensinam a traçar planos mirabolantes em seus mínimos detalhes para elevarem ao máximo o grau a audiência...

E note-se que, há algum tempo atrás os criminosos, ladrões, golpistas e congêneres, se davam mal no fim da peça...

Hoje, nas novelas, principalmente as brasileiras, quantos vilões se saem da melhor forma, ricos, poderosos e sempre com gozação e deboche, mostrando que, tendo dinheiro, o crime compensa!

Geralmente as famílias se reúnem diante da TV, no horário nobre, e assistem, achando a maior graça, os filmes e novelas, muitas vezes chegando a torcer para que o plano traçado, de forma inteligente e detalhada, ainda que seja para a vitória do mal, dar certo.

As aparências dos protagonistas, os carrões, os computadores, os celulares, de última geração, a tecnologia, tudo isso colocado nas mais variadas situações conduzem o assistente a sonhar com uma vida irreal, onde ele poderia se esquecer dos problemas corriqueiros do dia a dia e viver num cenário de riqueza e ostentação.

Então pergunto: o que dizer às crianças? -Que aquilo tudo é mentirinha? Que o ator ao final vai para a sua casa curtir a sua família de verdade? Que ninguém enriquece roubando e matando?

E as poderosas armas que aparecem? E os maravilhosos golpes mortais de lutas marciais que tanto inspiram a imaginação dos pequeninos?

E aí, minha gente, quando eles passam a sonhar com a sua vez, e, se lhes aparece uma oportunidade de se sentir super-heróis, pensam viver uma aventura quando perseguidos pela polícia, e partem em alta velocidade, cantando os pneus no asfalto, ainda que seja arrastando uma criança presa ao carro, sem ao menos se preocuparem com as conseqüências?

Naquele momento nem quiseram saber se havia uma vida se acabando e da maneira mais cruel imaginável...Naquele momento a mente estaria, talvez, centrada nas cenas fantásticas dos filmes, quando os carrões fazem verdadeiros malabarismos, em plena via pública, no horário de rush...

Quero deixar claro que não estou aqui, nestas linhas, fazendo apologia à barbárie, ao menor infrator, ao criminoso, e à impunidade...Longe de mim. Mas, se já se falou tanto em Culpa da falta de educação... -Culpa do sistema... -Culpa do governo... -Culpa das fracas escolas... -Culpa da falta de escolas... E outros milhares de culpas! Por que não se culpar aos verdadeiros fabricantes de monstros que se escondem atrás dos roteiros de filmes e de novelas, dos programas e por que não dizer, dos próprios jornais televisivos que além de informarem os fatos, mostram em seus mínimos detalhes o “modus operandi?”

Lorelei
Enviado por Lorelei em 19/03/2007
Código do texto: T418740