'' FAZER O BEM PARA SE SENTIR BEM ''

Tenho uma amiga que mora na Flórida, ela é casada e tem os filhos criados, um é advogado e a outra professora, o marido é executivo de uma grande Cia. internacional e ela sempre foi '' do lar '', coisa que eu brincava com ela dizendo que ela agora que morava por lá não era do lar e sim ''dollar'' e já a visitei várias vezes e ela sempre que vem por aqui fica em minha casa.

Conversamos por telefone toda vez que a saudade aperta.

Segunda passada eu liguei pela manhã como sempre faço devido ao fuso horário...tem tempos que são duas horas, outras vezes uma hora e outras três horas, uma confusão danada este fuso horário...o fuso normal são duas horas mas quando é horário de verão por aqui fica aumentado em três horas e quando acaba por aqui começa por lá e é apenas uma hora de diferênça..loucura!!! liguei e dava sempre ocupado, estranhei e continuei ligando...ligando, e só no fim da tarde foi que ela me atendeu...ainda bem que estava tudo bem.

Conversamos muito e ela me contando que ultimamente estava se sentindo muito entediada pois ficava em casa só e abandonada, os filhos e netos longe, o marido saindo cedo para trabalhar e só voltando depois das seis...( alias rimos muito com este negócio de ''depois das seis ''...seis da tarde ou da manhã seguinte? ou então que horas seriam estas '' depois das seis ''?..nove, dez, onze ou meia noite...rsrsrs...mulheres!!! ) e ela resolveu procurar algo para fazer e umas senhoras que ela conhece por lá lhe convidando então para servir de voluntária em várias causas.

Hospitais, creches, casas de repouso, visitas a doentes em casas, participar de bazar de igrejas, circulos de leituras para idosos com sessão de cinema e teatros, enfim uma gama grande de oportunidades e ela escolheu por primeiro uma que achei sensacional.

É comum por lá que pessoas idosas morem sozinhas, há convenios médicos que enviam enfermeiras, terapeutas, etc etc para verificarem a saude física dos idosos e muitas vezes doentes que ficam o dia todo em casa sem trocarem uma palavra sequer com ser humano nenhum a não serem as ditas cujas enfermeiras, terapeutas, etc etc, que vem por no máximo meia hora, vinte ou quinze minutos e marcam uma hora e ganham por esta meia hora, ou mais, não trabalhada, este tipo de coisa e gente existe no mundo inteiro...e a saude mental destes idosos ficam relegadas ao segundo plano, que se estrumbiquem, que se danem eles e existem equipes de pessoas bondosas e que tem tempo disponivel para toda manhã ligarem e ficarem no telefone papeando, perguntando, respondendo, contanto, ouvindo, rindo, chorando, enfim dando toda atenção a uma idosa , ou idoso, que se não fosse isto jamais ouviriam o som de uma voz humana...coitados!!!

E minha amiga me contando que normalmente as senhoras voluntárias atendem as senhoras idosas e que os senhores voluntários os senhores idosos, fica mais fácil a conversa sendo assim, uma mulher conversando com outra mulher e um homem conversando com outro homem, elas falam de tudo um pouco, passado, presente, futuro, casamento, marido e filhos, casa, cachorros e gatos, moda, maquiagem etc etc...e os homens falam das mulheres que tiveram no passado, a vontade que tem de terem no presente e riem do que será no futuro...se nem agora nada mais conseguem que será daqui prá frente...coitados!!!!, e isto quando não falam do tal futebol americano, beisebol, basquete e voltam a falar de mulher...que homem só sabe isto mesmo, futebol, mulher e cerveja...as duas últimas, me diz ela, para os que podem....como a maioria não pode, diz ela que ela acha que eles se ''sacodem''...de novo, coitados!!!

Diz ela que está adorando fazer isto, que já foi visitar várias senhoras, ajudou na arrumação da casa, fica uma manhã ou uma tarde por lá, fazem um lanche juntas, ela leva flores, dá presentinhos, ganha tambem lembrancinhas das velhinhas bonitinhas de cabelos bem branquinhos e mais importante...se algo acontecer durante a noite, ou mesmo nas horas que não se falam quem socorrer vai ver um grande cartaz pendurado logo na entrada da sala o nome da minha amiga e o telefone dela para que eles a chamem seja que hora do dia ou da noite que isto acontecer, e diz ela que já aconteceu.

O pessoal da ambulância chamou para uma das idosas, minha amiga foi direto para o hospital e tomou todas as providências quanto a documentos e tudo o mais, chamou alguem da familia, ficou por lá no quarto do hospital por dois dias e quando o parente chegou ela foi para casa, e visitava a amiga todo dia...e quando uma semana depois a senhora faleceu ela quase morreu junto tambem, era a primeira das novas amigas que ela perdia, com o tempo foi se acostumando e agora sente, mas fica forte para cuidar de outras que estão vindo, chegando.

Adorei esta idéia...amei!!

Já falei com algumas amigas por aqui e não é que descobri que aqui mesmo na minha cidade pequena, mas linda, tem sim estes trabalhos voluntários tambem, não assim como este, mas tem outros sim, vou me informar melhor e com certeza vou arrumar tempo de sobra para isto fazer....fazer o bem por alguem até que cheque tambem a minha vez de alguem por mim fazer o bem tambem.

Amém!!!

======================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 14/03/2013
Código do texto: T4188257
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.