Emoção em já ter visto o Papa Francisco

A vida nos reserva grandes surpresas, as vezes fazemos algumas viagens, conhecemos algumas pessoas em alguns lugares e sem mais nem menos, acontece algo que nos marca profundamente.

E assim o foi, quando conheci a cidade de Luján na Argentina, localizada a 68KMs da capital federal.

A cidade é conhecida como a capital da fé argentina, possui um dos Santuários mais visitados no mundo, a neogótica  Basílica de Nossa Senhora de Luján, além de ter como atração turística um zoológico em que o visitante interage com os animais, uma experiência única para quem gosta de animais e se aventura em estar bem pertinho deles.

A Basílica foi construída em homenagem à Virgem de Luján, cuja história se assemelha à tantas outras façanhas de Nossa Senhora e de seus sagrados propósitos.



Conta-se que em meados de 1632, um imigrante português, devoto de Nossa Senhora de Imaculada Conceição estava construindo uma pequena capela em sua homenagem na cidade de Córdoba/ Argentina, e para tanto encomedou a imagem à um outro imigrante português que residia na cidade de São Paulo/Brasil e devido aos laços de amizade foram enviadas para a Argentina duas imagens da Santíssima Virgem solicitada.

Quando estavam já no interior da Argentina, as imagens foram levadas em carroça, e próximas ao Rio Luján, a caravana se repousou. Surpreendentemente, no outro dia, os bois empacaram, e não estavam dispostos a seguirem viagem. Foram várias tentativas para que os mesmos saíssem do lugar, e nem mesmo retirando uma imagem, o conseguiram. Assim, retiraram, então, a outra imagem e a carroça passou normalmente, daí eles concluíram que as imagens deveriam ficar naquele lugar, que tal gesto seria, por assim dizer, um reconhimento de um pedido divino.

Fora construída uma capela naquele lugar e a partir daí começou a  receber vários devotos bem como notícias de milagres, passando a ser chamada aquela singela imagem de "Nossa Senhora de Luján", a padroeira da Argentina.


Registros históricos dão conta que o Padre Salvaire, em 1886 apresentou ao Papa Leão XIII, o pedido dos bispos e dos fiéis do Rio da Prata para a coroação da Virgem, o pontífice abençoou a coroação e institui missa e dia para as festividades da virgem, foi instituído, no sábado anterior ao quarto domingo depois da Páscoa. A Coroação foi realizada em maio de 1887.

E, voltando para os dias atuais, a cidade da fé representa o centro espiritual mais importante da Argentina, destaca-se por monumentos no estilo colonial e é um convite aberto à um passeio histórico e cultural.

Como a vida é repleta de coincidência e de providência, ao  chegar em Luján parei na Praça Belgrano, onde está localizada a Basílica de Nossa Senhora de Luján, e naquela manhã fria e de céu lindamente azul, assisiti à uma missa que contou com a presença de respeitosos integrantes da Igreja Católica da Argentina.Não sabia qual cerimônia estava sendo realizada naquele dia.

Eu nunca poderia imaginar que diante de tantas pessoas, eu estava bem próxima daquela que viria a ser o  "Papa Francico" que despertou em mim doces sentimentos ao sair daquela janela como líder maior da Igreja Católica.

Eis as surpresas da vida... as vezes conseguimos registrar muitas delas  em reles fotografias mas, nenhuma, seja qualquer for o teor de definição, é capaz de competir com  o poder de nossas retinas que lançam imagens em nossa alma e armazenam em nosso coração.


Renata Rodrigues
Enviado por Renata Rodrigues em 15/03/2013
Reeditado em 15/03/2013
Código do texto: T4190142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.