O COELHINHO DA PÁSCOA, UMA LENDA

O COELHINHO DA PÁSCOA, UMA LENDA

Abrir caixas, cestas e pacotes aos poucos é mergulhar na fantasia. A vida e o futuro são essas caixas que vamos abrindo a cada dia, sem saber o que há lá dentro, sorriso ou frustRação. ( Artur da Távola)

A prática de fantasiar vai passando de geração para geração, o que é muito salutar para o desenvolvimento de uma criança. São histórias como a do bom velhinho, Papai Noel, da Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, a do Chapeuzinho Vermelho, a do Coelhinho da Páscoa que dão asas à imaginação infantil até que, naturalmente, a criança vai percebendo a diferença entre o mundo da fantasia e o mundo real; começa a distinguir entre o bem e o mal.

Até mesmo quando surgem perguntas como: coelhos põem ovos? por que será que só o coelhinho da páscoa põe ovos?

O pequenino mamífero tornou-se ovíparo por meio de histórias criadas na Europa e trazida para a América há mais 300 anos.

Uma das lendas mais conhecidas do mundo e que ganhou força no continente americano com a imigração alemã era a tradição de esconder ovos de galinha pintados à mão para que as crianças os encontrassem na manhã da festividade religiosa. Quando as crianças descobriram o lugar, um grande coelho saiu da sua toca e espalhou os ovos, dando aos pequenos a ilusão de que era ele que os carregava.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos no século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Para a religião cristã o coelho se tornou o símbolo da ressurreição, uma vez que ele hiberna no inverno e no período da Páscoa ele sai do abrigo.

No Brasil, não havendo período de hibernação, a explicação passa pela sua rápida reprodução, tornando-se um símbolo da fertilidade, fielmente ligado à tradição religiosa.

A partir daí o comércio uniu os ovos e os coelhos numa história, surgindo assim os ovos de Páscoa tão esperados pela criança e, desde o surgimento da indústria do chocolate na Inglaterra, em 1830, o consumo de ovos de chocolate também virou uma lenda para os consumidores e uma realidade rentável para os fabricantes.

E será que só as crianças ficam á espera de receber os deliciosos Ovos de Páscoa?...Será?

Em 11 de março de 2013

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 18/03/2013
Código do texto: T4194594
Classificação de conteúdo: seguro