Eu Fui Tiete Sim!

Me lembro muito bem que quando tinha show no fim dos anos ´70, as meninas eram assíduas nas apresentações dos seus cantores e bandas prediletas. Pelo menos minhas amigas e eu éramos.

Não tinha como acompanhar o artista predileto 24-7 como hoje em dia. Nem as revistas que circulavam na época contava tudo sobre quem a gente tanto adorava. O Nelsinho Motta, sim o Nelson Motta já foi Nelsinho!!!, apresentava um programa na Globo aos sábados mas não era o suficiente pra quem curtia música e uma banda ou artista em especial. A gente tinha que correr atrás mesmo!

Meu primeiro show como adolescente com grana no bolso foi do Ivan Lins que assisti com uma amiga e vizinha Valéria. Foi no Teatro PUC-SP na Rua Monte Alegre. Era um domingo e o Ivan Lins faria dois shows sendo que a Valéria e eu assistiríamos o primeiro que começava às 18 hs.

O show foi muito mais que eu esperava! Nunca tinha realmente parado para "ouvir" o Ivan Lins mas, a partir daquele dia, eu virei fã dele de carteirinha mas com todo respeito por que ele era casado com a fabulosa Lucinha Lins. Ivan Lins era o cara que levantava bandeiras e soltava a voz para defender a democracia. Haja paciência com a política né. A coisa fica preta demais e a gente sufoca com tanta canção que fala em liberdade.

Até que um dia "ouvi" Alceu Valença prosear seus versos e ele me conquistou com "Coração Bobo". Show no Ginásio do Ibirapuera era sempre grandioso mas pra artista internacional. O Alceu conseguiu encher o ginásio num fim de semana com dois shows por dia e eu fui em dois deles! Quem não se entregou à "Morena Tropicana"!!! Creio que foi a primeira vez que sonhei ser fruta, uma manga rosa ... ou melão maduro. E o culpado, o único culpado: Alceu Valença.

Sonhava em ir ao Chic Show lá no Palestra Itália na Rua Turiassú mas ... falavam que não era praia pra menina branca nem pra moça de família por que no Chic Show só dava a crioulada da pesada com som regado a Tim Maia, Jorge Ben, Sandra Sá e outros artistas black soul. Estranho, acho que Tim Maia nunca cantou no Teatro da PUC em SP, muito menos a Sandra de Sá ... vai entender, né!

Mas a vida me chama pra seguir o 14 Bis! Não era solo como Alberto Santos Dumont. Eram cinco integrantes mas a minha paixão era o Flávio Venturini apesar do irmão dele, Cláudio, ser um pedaço de mal caminho com os cabelos mais lindos! Nesta aventura toda eu tive uma cúmplice, a Simone, a minha melhor amiga e companheira pra tudo! Todo show de estréia eu ia e veja bem, show de estréia na minha época era numa quarta ou quinta-feira. Como eu já trabalhava, saia do trabalho, encontrava com a Si, jantávamos e depois show time! 14 Bis fazia show ou no Teatro da PUC ou no SESC da Consolação e o público era quase 95% feminino. Quem era fã mesmo chegava cedo pra poder pegar lugar lá na frente perto do palco pra ver de cara os irmãos Venturini, Sérgio Magrão, Vermelho e Rui. Fã mesmo mesmo repetia a dose no fim de semana, geralmente no sábado ou num dos dois shows de domingo. E eu e a Simone sempre de carteirinha na mão enfrentávamos as filas por que naqueles dias não tinha esta de reservar entrada ou comprar com cartão de crédito. Ser fã de verdade era padecer no paraíso mesmo!

Ouvi 14 Bis até o meu primeiro filho nascer. As tarefas aumentaram e já não via mais aqueles sonhos que a banda cantava. Realidade cruel. Mas, Deus é Pai e não padrasto! Por que eu vi o meu amado James Taylor no Palestra Itália em 1986! Debaixo de chuva e congelada mas eu vi ... ouvi! Lindo foi ouvir "Shower The People" com aquela chuva toda! Lavou a minha alma e saí de lá purificada!

Hoje, prefiro ver o show em DVD. Quem reina hoje no meu Play List são Amy Winehouse, Marisa Monte, Carlos Santana, Biquini Cavadão, Paul Simon e Jorge Vercílio que acho o máximo! And of course, Frank Sinatra!

As meninas de hoje querem ser gatinhas assanhadas do Gustavo Lima e ousam visitar a humilde residência do Teló! No meu tempo só queríamos ser tietes, seguir o artista ou a banda sem segundas intenções...talvez terceiras se rolasse rsrsrsrs.




Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 18/03/2013
Reeditado em 22/03/2013
Código do texto: T4194830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.