A fogueira de São Pedro e São Paulo.

Faz aproximadamente quarenta e cinco anos que teve início uma festa popular em um bairro da periferia de Curitiba. Uma senhora que é filha de um homem de nome Pedro e tem um filho de nome Paulo resolveu fazer uma fogueira para homenagear os santos católicos São Pedro e São Paulo no dia 28 de junho. Na verdade o dia dos Santos é vinte e nove de junho, porém, por tradição a homenagem a esses Santos acontece no dia anterior, por isso a senhora fez a fogueira no dia vinte e oito de junho, no quintal de sua casa para festejar com seu esposo e seus filhos.

Um vizinho que viu a fogueira resolveu participar e pediu permissão para entrar na festa. Enquanto a fogueira queimava e as crianças brincavam em torno da mesma, os adultos conversavam animadamente. Durante a conversa o vizinho sugeriu que no ano seguinte a fogueira fosse feita na rua em frente da casa para que mais vizinhos pudessem participar. A sugestão foi acatada e foi acordado que no ano seguinte a festa seria na rua.

No ano seguinte a fogueira foi feita na rua em frente da casa da senhora que a idealizou. Antecipadamente os vizinhos tinham acordado que quem fosse participar da fogueira levasse alguns comes e bebes para que fosse partilhado durante a festa. E assim foi feito e a festa aconteceu com muita alegria dos participantes. Os anos se passaram e a fogueira sobreviveu e todo ano a festa é realizada. E nunca tem menos de uma centena de pessoas que passam aproximadamente quatro horas conversando, comendo, bebendo e festejando os Santos homenageados na fogueira.

A festa, além da alegria do povo, tem uma fartura de comes e bebes que os festeiros trazem. Bolos dos mais variados tipos, bolacha, pipoca, quentão, pinhão e outros. Para o leitor que não é da região sul esclareço que quentão é uma bebida alcoólica feita de vinho, cachaça, gengibre, casca de laranja e mais alguns ingredientes. O nome quentão deriva do fato de que estes ingredientes são juntados e fervidos durante um bom tempo. Após a fervura os ingredientes sólidos são retirados e fica-se só com o líquido que é servido quente numa temperatura próxima a de um café que se serve bem quente. No mês de junho aqui na região sul costumeiramente faz muito frio, então, as pessoas têm preferência por comidas e bebidas quentes. Para o leitor que não conhece pinhão digo que é um fruto típico da região sul, proveniente da árvore chamada araucária. Araucária é a árvore símbolo do Estado do Paraná. O pinhão pode ser cozido ou assado em chapa quente ou na fogueira.

A fogueira que já conta com quarenta e cinco anos e tornou-se uma festa popular, brevemente estará acesa porque o mês de junho já se aproxima. Além da homenagem aos Santos acima citados a fogueira é uma oportunidade de confraternização entre os vizinhos. O leitor sabe que nestes tempos modernos de vida corrida, horário para tudo e inúmeros compromissos, nas grandes metrópoles as pessoas já não tem mais o hábito de visitar-se com frequência, e por esta razão, a fogueira propicia momentos de alegria através da conversação, danças, músicas, jogos de truco e outras brincadeiras.

É verdade que a fogueira teve que adaptar-se aos tempos modernos, porque já não pode ser na rua porque a rua é asfaltada, e devido à proximidade das casas e dos fios da iluminação pública a fogueira já não pode ser de tamanho grande. Entretanto, o importante é o espírito da fogueira que é homenagear São Pedro e São Paulo, e, principalmente, proporcionar momentos de confraternização e alegrias aos festeiros. Viva São Pedro e São Paulo.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 20/03/2013
Código do texto: T4197941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.