E por falar em política...

Já ouvi muitas pessoas dizerem isso e confesso que eu mesma já disse: "Não gosto de política". Acho que nós brasileiros estamos muito desmotivados e decepcionados com os políticos de um modo geral, e com razão. Mas me vi pensando sobre isso e cheguei à conclusão (como concluí em minha última crônica), a culpa, uma vez mais, é nossa. Por que? Simples. Como vamos cobrar nossos direitos se não os conhecermos primeiro? O brasileiro precisa aprender mais sobre política, sobre as leis, descobrir como funciona o país, para então passar a exigir o que lhe compete, colocar em prática a essência da democracia. Nós temos um poder sobre o qual a maioria não tem consciência - enquanto estivermos na condição de "ovelhas inocentes", a política continuará sendo o campo perfeito para a ação das "raposas que se acham espertas". E novamente insisto, é possível mudar o quadro se a maioria se empenhar para isso. É redundante bater na mesma tecla, mas vivemos um sistema político em que a titularidade do poder é do povo, e, infelizmente, ainda não aprendemos a maneira mais consciente de usá-lo. Vários são os abusos praticados pelos políticos que nós elegemos, e a população assiste a tudo, muitas vezes indignada porém inerte (e aqui me sinto incluída). Deputados aumentando o próprio salário de forma exacerbada, sem nenhum critério; auxílio reclusão no valor de quase o dobro do salário mínimo; esmolas dissimuladas em forma de "bolsa-x", pagas pelo governo. Até quando vamos permitir situações assim? Não será afastando, tapando os ouvidos e olhos, "lavando as mãos" que iremos melhorar tal condição. Talvez o primeiro passo seja gostar de política, e fazer com que esse assunto não continue sendo um tabu. A informação, quando devidamente usada, é uma poderosa e inteligente arma, no entanto, é necessário unir interesse e atitude. Mas como diria o compositor Lulu Santos: "E assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...".