Bóson de Higgs

Volta e meia o assunto vem à baila. Lemos nos jornais, ouvimos nos noticiários. E voltou há pouco - está na berlinda - e é apelidado de “Partícula de Deus”. Mas por que a sua descoberta é tão importante? E você, o que acha disso? Acha mesmo importante que se descubra a origem do universo? Será que é tão importante assim?

Ora, há quase meio século vem sendo perseguido um tal de “bóson de Higgs”, uma partícula subatômica, numa corrida desenfreada. O “Higgs” nos remete a Peter Higgs, cientista britânico, que, segundo a sua teoria, este bóson teria dado origem à massa de todas as outras partículas.

Segundo dizem; é a partícula mais misteriosa da física atual. Foi ele - o bóson - que supostamente deu massa à matéria na hora em que as partículas se transformaram nos primeiros átomos, dando origem ao Universo. Se a história é verdadeira, só se vai saber caso esse bóson apareça nas colisões entre os prótons. E mais, dizem que ele - o denominado bóson de Higgs - tem que existir. O problema é encontrá-lo. Só que para encontrá-lo os cientistas precisam olhar “dentro” dos átomos. Já imaginaram isso? Você sabia que um ponto final feito com a tinta da tua caneta pode conter mais de 3 milhões de átomos? Curioso isso, não é? Agora vamos imaginar de outra forma: 100 milhões de pessoas reduzidas ao tamanho de um átomo formam uma fila de apenas 1 centímetro. Você deve estar pensando; “Puxa, isso é intrigante!”

O átomo é a unidade básica de tudo que existe. Tudo é feito de átomos, as estrelas, os planetas, o ar que respiramos, a água que bebemos. a tela onde você lê este texto. Eu sou feito de átomos. Você também, naturalmente.

E o mais curioso é que dentro dos átomos - e olha que são bem pequenos - ainda há diversas partículas, chamadas elétrons, fótons, etc. Há ainda os prótons, partículas que ficam no núcleo dos átomos.

Mas como eu sei disso? Sou tão bom assim em física? A resposta é não. Aliás, no colégio eu odiava as aulas de física. E quem gosta? Acho até que seja coisa peculiar aos “nerds”. Afinal, é ou não é algo complicadíssimo! “Tá bom! Mas como você sabe de tudo isso então?” Perguntariam. Simples. Pesquisando muito. Tentando esmiuçar na minha cabeça essa tal “partícula de Deus”.

Agora cá entre nós; para acharem a tão propalada “partícula” terão que “contemplar” o interior do átomo, que, - agora raciocinem - está para o comprimento de uma linha de um milímetro como a espessura de uma folha de papel está para a altura do Empire State Building!

E mais um detalhe; os físicos ainda não podem afirmar com certeza que se trate de tal partícula. Embora haja características “consistentes” com o bóson de Higgs. Mas os cientistas são incansáveis em suas buscas, querem respostas imediatas. Você já ouviu falar em acelerador de partículas? Eu também não. Até que investiguei. E sabe o que encontrei? Uma máquina gigantesca, de 27 Km de extensão, embaixo da terra, entre a França e a Suíça. Sim. Este acelerador de partícula é tido como a máquina mais poderosa do mundo. E muita gente acha que estão “brincando de Deus”. Uma vez que neste acelerador gigante, eles fazem colidir os prótons uns contra os outros, provocando explosões magníficas. Nesta máquina fabulosa a cosmologia e a física quântica se digladiam, em busca de respostas. Dentro deste “túnel” a temperatura deve ser mantida a mais de 200 graus Celsius abaixo de zero, no vácuo, e acelerar partículas à velocidade da luz. E imaginar que gastaram uma fortuna incalculável na construção deste gigantesco complexo. Sim, um ousado projeto!

Você naturalmente já ouviu falar na teoria do Big Bang, segundo a qual o Universo surgiu de uma espécie de explosão há cerca de 14 bilhões de anos. E a partir desta explosão, acredita-se que houve uma grande "sopa" de partículas. Essa mistura esfriou, se expandiu e deu origem a tudo o que conhecemos hoje. Agora você não imagina quanta energia é necessária para que haja esta fantástica explosão. E para tal, só mesmo uma espécie de "pista de corrida" de 27 quilômetros subterrâneos consegue resolver.

Outro dia meu sobrinho de 10 anos me fez uma pergunta curiosa mas até compreensível. “Tio, por que chama partícula de Deus? Deus é dividido em partículas?” Tentei explicar a minha maneira, dizendo que, deram esse nome porque assim como Deus estaria em toda a parte, da mesma forma estão os átomos, prótons, moléculas, essas coisas todas... Acho que confundi mais ainda a cabeça dele. Mas é difícil de definir. Enfim, para lhe dar uma resposta mais - digamos científica - achei melhor pesquisar. E descobri que a origem é bem menos poética.

Bom, resumidamente; a expressão vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço do título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la. O título foi, depois, cortado para "A Partícula de Deus" por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra "maldita" fosse ofensiva. E se for confirmada sua existência, a descoberta abrirá o caminho para detalhar o funcionamento de átomos e do próprio Universo. Segundo o diretor do CERN, (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), Dr. Rolf-Dieter Heuer; “Isto representa um avanço fenomenal em nossa compreensão da natureza”.

Eles dizem - os cientistas - ou acreditam que, a descoberta do bóson jogará uma luz sobre outros mistérios do Universo. Mas você gostaria de compreender a origem do universo? Fico me perguntando o que Einstein e Newton achariam de tudo isso se vivessem hoje. Será que já teriam descoberto o tal bóson? Achei até engraçado, mas não menos intrigante, a observação feita por um senhor de 85 anos - e ainda bem lúcido - sobre esta questão: “Por que não desenvolvem tecnologias para acabar com a fome no mundo? Por que eles gastam tanto dinheiro e tempo com isso? O que nos importa saber a origem do Universo? Foi Deus que o criou e acabou o assunto. Ora, bolas!” Eu simplesmente respondi: “Seria melhor perguntar diretamente à eles.”

Acreditam alguns que essa descoberta pode fazer uma diferença real em nossas vidas. Porém o mais curioso de tudo isso é que, a princípio, a descoberta seria importante apenas do ponto de vista teórico e não levaria ao desenvolvimento de novas tecnologias. Mas deixemos que eles “queimem as pestanas”. Quanto a nós, vamos acompanhando, curiosos, as novas descobertas. O fato é que querem porque querem descobrir a origem do universo. E ponto final.

* Edir Araujo é poeta e escritor, autor dos livros A PASSAGEM DOS COMETAS, GRITOS E GEMIDOS, FULANA (em construção) e uma grande variedade de poemas, crônicas e resenhas.

Edir Araujo
Enviado por Edir Araujo em 25/03/2013
Código do texto: T4207542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.