Eu sou O Mágico de Oz




 
Oz, nos contos de fadas, é um país encantado onde coisas fantásticas acontecem.
Oz também é o título de um seriado de televisão que passava no SBT, onde bandidos de alta periculosidade encontram-se encarcerados numa instituição com esse nome.
Qualquer que seja o Oz em questão, importa haver um mágico de Oz. Este personagem é de fundamental importância no desenrolar da história, seja do conto clássico da literatura infantil, seja no seriado policial cru e sanguinolento, visceral e explícito.
Todos nós buscamos esse ser ou elemento mágico capaz de mudar a nossa "realidade", de salvar a pátria, de libertar os cativos, de resolver  os problemas num "sim sa la bim".
Às vezes colocamos as responsabilidades dessa mágica em nossos líderes religiosos, e quando vemos que eles não podem trazer o paraíso para a terra, uma vez que são tão humanos quanto nós, passíveis a erros e acertos, nos desacreditamos da fé e por consequência, de DEUS ou da figura que representa a divindade de nossa religião.
Às vezes depositamos nossas expectativas em nossos representantes políticos, esquecendo-nos que são poucos, realmente, comprometidos com aqueles que o elegeram; antes, estão muito mais voltados, com algumas exceções, para o seu bem estar e benefícios próprios e de seus familiares.
Outras vezes buscamos nos remédios, anfetamínicos, ansiolíticos, estimulantes e/ou alucinógenos a magia do momento e realmente, por um curto espaço de tempo, essa magia acontece e tira-nos da dureza da razão, da aspereza da realidade, porém, quando acaba a alucinação, a realidade é mais caótica que antes.
Ainda há vezes em que depositamos no sexo descomprometido, volúvel, fugaz, a mágica e efeito de um prazer momentâneo. Porém, quando esse momento passa, o grande inimigo chamado solidão se avulta e nos desarma...
Também há vezes que vestimos a fantasia de mágico de Oz em um amigo, em um irmão, porém quando este falha, porque todos somos falhos, vem a desilusão, vem a mágoa e/ou o ódio...
São tantas as situações em que procuramos alguém que se responsabilize em realizar por nós a magia...
Então, questionemo-nos: Onde esperar que a magia aconteça? De quem esperar que por um passe de mágica as coisas se resolvam? ...os sonhos se realizem e a felicidade floresça?
Viver já é uma grande magia. Quando respiramos, nosso corpo opera maravilhas para absorver o oxigênio e eliminar o gás carbônico; quando nos alimentamos; quando dormimos; quando acordamos; quando namoramos; quando geramos vida; ... Isso tudo são pequenos milagres diários que presenciamos sem nos apercebermos de sua grandeza.
E se estamos vivos, independente de credo, etnia, sexo, condição social e econômica, idade, ... cada um de nós somos responsáveis pela magia que acontece em nós e conosco, em nosso relacionamento com o nosso próximo.
Eu respondo e responderei pelos meus atos e realizações. Portanto, em minha vida a mágica acontece ou deixa de acontecer mediante a minha vontade, fé e perseverança. Se eu creio, eu posso, eu consigo, porque mesmo palavra de DEUS revela: "Sem fé, é impossível agradar à DEUS", logo o milagre da vida, em qualquer instância, requer esse tripé (vontade, fé e perseverança).
É muito fácil desistir ou não fazer nada e colocar a culpa em DEUS, no líder espiritual, no político, no vício, no ex infiel, nos pais, ... Sempre procuramos um culpado e nos esquecemos de olhar para dentro de nós mesmos...
Em meu mundo  Eu sou O Mágico de Oz...

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 25/03/2013
Reeditado em 26/03/2013
Código do texto: T4207703
Classificação de conteúdo: seguro