Manchas Senis

Lembro quando minha mãe foi ao médico para saber o que eram as manchas escuras que apareceram no dorso das suas mãos.Lembro também de como a encontrei abatida,depois de receber o diagnóstico: Manchas Senis.

Recentemente,reparei algumas manchinhas como as dela nas minhas mãos.Não tão visíveis quanto as que tanto fizeram sofrer a minha mãe,porque eu não sou tão branca quanto ela era,mas nítidas o suficiente pra me dar a certeza do quanto a vida se repete.E,me pergunto porquê as manchas não me incomodam tanto quanto incomodaram a ela.Senti uma certa emoção ao descobrir as mãos da minha mãe no lugar das minhas,talvez porque finalmente descubro alguma semalhança entre nós.Cresci ouvindo a minha mãe dizer o quanto eu era igual ao meu pai,quando o que eu mais queria era me parecer com ela.

Olhando no espelho,até consigo adivinhar alguns traços de seu rosto.Não tão marcantes que permitam a qualquer pessoa nos reconhecer como mãe e filha,mas uma leve semelhança.

Hoje,percebo que ela não deixava de ter razão; sou muito parecida com o meu pai.E,me orgulho muito disso.Meu pai era um poeta.Dele herdei o gosto pela poesia e pelos livros.Pequena ainda,lembro o quanto me intrigava saber o que meu pai tanto lia.Depois de adulta,trocávamos livros e poesias.Era comum nós conversarmos através de versos.Algumas vezes,até pelo correio.

Meu pai era um homem bom; ajudava a todos que precisassem. Vivia abrigando pessoas necessitadas em nossa casa,pra desespero da minha mãe. Geralmente,pessoas vindas de outros estados,que chegavam ao quartel em que ele servia,tentando localizar um parente que viera se alistar e nunca mais dera notícia.Eles ficavam conosco,enquanto meu pai tentava localizar o desaparecido.Se não tinha sucesso,custeava a volta deles à sua terra natal.Para nós,crianças,era uma festa! Lembro que aprendemos a dançar frevo com uma nordestina de Olinda,que ficou lá em casa por mais de um mês.

Com o meu pai,aprendi a maior lição de solidariedade e amor ao próximo, que tento praticar todos os dias.Quero que ele,de onde estiver,tenha muito orgulho de mim.Tanto quanto eu me orgulho em ser sua filha!

Sonia Villarinho
Enviado por Sonia Villarinho em 26/03/2013
Código do texto: T4209143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.