Bananas Para Santa Ignorância Americana

Acordei esta manhã com uma vontade louca de comer banana da terra frita com açúcar e canela! Enquanto preparava o meu café da manhã cujo prato principal era a banana da terra, lembrava de uma visita à um chat room no Pal Talk.

Estamos em pleno 2002 e eu recém chegada à Joinville. Falo de Joinville aqui em Santa Catarina e não na França, tá! Inúmeras vezes me encontrava só no sábado à noite, assim visitava alguma sala de bate papo para eu me distrair um pouquinho. Quem sabe teria sorte e encontraria um grupo de pessoas bacanas pra trocar algumas figurinhas além de ouvir boa música.

Naveguei, naveguei até que uma certa sala chamou a minha atenção: The Humpty Dumpty Effect. Fiquei curiosa e resolvi entrar.

Logo na entrada, um tal de Admin me informou se eu quisesse participar teria que fazer a leitura da resenha dele sobre 'The Humpty Dumpty Effect'. Perguntei como deveria proceder para obter a tal leitura e ele me passou o link. Lá fui eu ler o trabalho do Admin.

A resenha tinha a ver com o início da perda da influência dos EUA em alguns países. Achei interessante e prossegui com muito entusiasmo a minha leitura. Ao terminá-la, retornei à sala. Naquela época, o Pal Talk oferecia vários recursos e era bem adiantado nesta área de chat, muito mais do que os outros servidores. Descobri que o Admin não era de nenhum país do Oriente Médio mas sim o nick do administrador da sala. O Admin e o italiano estavam discutindo quando eu entrei. O Admin interrompeu a conversa deles para me perguntar se eu havia lido o texto todo. Respondi que sim. Ele então passou o microfone pro italiano dar sua opinião quando o mesmo começou a esbravejar sobre o relacionamento nada cristão entre a Itália e os EUA quando de repente o Admin desligou o mic do italiano. Parecia que o Admin, que era americano, não simpatizou com a conversa e simplesmente quincou o italiano da sala. Quando você é quincado da sala, você fica proíbido de entrar por 24 horas na sala daquele Admin. O italiano deve ter ficado muito pê da vida! O Admin então me perguntou o que eu achava do "The Humpty Dumpty Effect" e eu disse, "Bem, acho que já estava mais do que na hora dos EUA sair de cima do muro, né. Se metem em todo e qualquer canto achando que sabem o que é melhor para este ou aquele país sem realmente saber a cultura dos povos. Nem perguntam o que aquele país quer ou precisa. Apenas querem mandar e fazer um makeover do povo e vender a cultura americana a eles. Estava na hora de cair mesmo e espatifar. Agora, vamos ver se os homens do presidente George W. Bush vão conseguir juntar os cacos sem nenhum manual para ajudar".

O Admin ficou silencioso por uns 3 minutos e depois perguntou de onde eu era. Respondi que do Brasil. Ele respondeu assim: Ah! Você ESTÁ no Brasil! E perguntou se eu era americana. Respondi que não e que não estava aqui. Eu morava aqui! Ele quis saber como uma brasileira poderia ter um sotaque novaiorquino tão bom, tão fluente. Respondi que havia sido criada nos EUA, minha primeira língua era inglês e que o meu sotaque era de New Jersey, terra de Frank Sinatra. Perguntou se eu conhecia os versos do "HUMPTY DUMPTY" e respondi que sim e com certo deboche gargalhei. Não resisti! Claro que sabia, eu respondi. Aprendi a recitar os versos com quatro anos. Eu era intima do Humpty oras bolas!  Intima de todos os versos da 'Mother Goose'! E nisso, entra um cara de um país da África. Não me lembro bem qual, mas sei que não era um país onde o português é falado. O Admin logo foi passando a lição de casa para o novo membro da sala. O africano saiu. Se ele foi conferir o link ou não só saberíamos daí uns dez ou quinze minutos. Enquanto isso, o Admin continuou com o seu interrogatório. Ele não aceitava o fato de eu falar inglês tão bem quanto ele. Falava com certa superioridade e usava palavras difíceis mas, eu tirava de letra. Nesta hora eu agradeci a Deus por ter colocado o CEO e os executivos do Citibank na minha vida. Com eles tive que aprender economia na marra além de pesquisar assuntos, pessoas, leis, etc. e ainda ler os livros do Lee Iaccocca e muitos outros. Que ironia, né! Eu era a teacher mas quem fazia lição de casa era eu!

O africano voltou e o Admin foi logo perguntando se ele havia lido o texto. O africano pegou o mic e respondeu que havia lido sim mas não sabia quem era o tal Humpty Dumpty. O Admin retrucou, "Como não conhece!? Todo mundo conhece o Humpty Dumpty!" Mas o africano pegou o mic e numa voz bem calma disse, "Desculpa mas desconheço esta pessoa". O Admin ficou furioso e disse, "Então você não pode ficar aqui por que você desconhece o assunto". O africano pediu com toda educação possível se poderia ficar por que queria entender e aprender. O Admin talvez tenha sido comovido com a humildade do africano e deixou que ele ficasse.

A conversa prosseguiu tranquilamente até o nome do Humpty Dumpty surgiu e o africano perguntou quem era o sujeito. O Admin complicou muito e eu resolvi mandar os versos pro africano numa salinha paralela. Os versos foram juntos com duas aquarelas do Humpty Dumpty. O africano viu que o tal sujeito não passava de um ovo gigantesco sentado em cima de um muro! Ele mandou uma mensagem texto com um monte de risadas (rs) e ao tomar posse do mic ele riu bem alto e disse que adorou a segunda aquarela que eu havia enviado: o Humpty Dumpty todo espatifado no chão com os cavaleiros do rei ao redor tentando juntar os pedacinhos daquele ovão!

O Admin desligou o mic e disse que o africano era um ignorante. Não sabia quem era o Humpty, não conhecia os versos etc, etc, etc. Ele, o Admin, não deixaria o africano falar em aberto com os demais integrantes da sala. Eu achei hilário por que até aquele momento os integrantes eram apena tres: euzinha, o africano e o Admin kkkkk

Educadamente pedi posse do microfone para dar uma palavrinha. O Admin cedeu e lá fui eu dar uma de justiceira.

"Pois bem, você chamou o nosso amigo aqui de ignorante. Agora me diga, você conhece o Saci Pererê?" O Admin passou em texto sua resposta: NÃO. O africano também passou uma mensagemn texto, só que ele escreveu que SIM. Eu perguntei como ele conhecia o Saci e ele respondeu que havia estudado um pouco do folclore brasileiro. Um a zero pro africano agora.

Continuei ... "OK. Você não conhece o Saci mas me diga quantos tipos de bananas existem?" O Admin respondeu que era ridícula a minha pergunta. Mas pedi que respondesse mesmo assim. Ele disse que só conhecia um banana, a tal nanica. O africano passou em texto: Oh my God! Você só conhece uma banana?

Informei o Admin que existiam centenas de tipos de bananas das mais variadas. O africano mais uma vez passou um texto: "Aqui onde vivo tem muitos, muitos tipos de bananas. Tem banana pequena, banana própria pra ser cozida, outras comemos assada .... Você não sabe o que está perdendo Admin!" Dois a zero pro africano!

Falei que aqui no Brasil também tinha uma grande variedade de bananas. E daí perguntei ao Admin: Como pode viver assim na ignorância? Ele respondeu que a banana não era um assunto importante. O africano cutucou: Ah! E o seu ovão lá é muito importante né!?

Me dirigi ao Admin: Sabe, você acha que todo mundo tem que saber quem é o Humpty Dumpty mas não faz o minimo esforço pra saber algo sobre outra nação. Vocês americanos  determinam que isto ou aquilo é importante e basta. O que vocês sabem do Brasil é que aqui tem macacos, selva, samba e sexo quase de graça. Como pretende nos entender? O amigo africano me contou na sala paralela que ele é professor da maior universidade do país dele. Como pode chamá-lo de ignorante sem conhecê-lo? Ignorante por ele desconhecer algo da sua cultura americana? Desconhecer um verso infantil? Me poupe! Você deveria ter postado os versos também. Mas no seu santo orgulho red, white and blue, pensava que todo mundo conhecia o Humpty simplesmente por ser algo da sua divina cultura americana. 

O Admin deve ter ficado muito puto da vida por que fui quincada e proibida de voltar à sala por 24 horas! É, isto é que dá você querer bancar justiceira! ; ) 

O Humpty Dumpty continua ainda sendo intimo meu, mesmo após o escândalo no Pal Talk mas não é meu verso predileto, nem nunca foi. 

 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 27/03/2013
Reeditado em 27/03/2013
Código do texto: T4209876
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.