Páscoa

Os cristãos comemoram a maior festa religiosa por ocasião da Páscoa, e não do Natal como imaginam muitos.

O Natal é simbólico e está ligado ao nascimento de Jesus, calculado pelo aparecimento da Estrela de Belém, que seria o alinhamento de astros observado por astrônomos árabes, o que causou um grande brilho. A data fixa 25 de dezembro não corresponde exatamente com a realidade, tendo em vista a confusão estabelecida no momento de passagem do calendário Juliano, em vigor na época do nascimento de Jesus, e o Gregoriano, calendário que adotamos até hoje, cristão.

Tal não ocorre com a Páscoa, festa máxima da cristandade, que comemora a Ressurreição de Cristo, e portanto mais importante do que o nascimento. Difere igualmente da páscoa judaica, cuja celebração se dá para festejar a liberdade da escravidão imposta pelos egípcios. Nos primeiros anos depois da morte de Jesus, a Páscoa era comemorada junto com a Pesach judaica, ainda que bastante diferentes. Os cristãos escolheram o lugar da festividade em Jerusalém, onde é hoje a Igreja do Santo Sepulcro, costume mantido até os dias atuais.

A locomoção era difícil. Embora o conhecimento do céu fosse bastante desenvolvido, os peregrinos tinham dificuldade com a luz nas estradas. Com o passar dos anos, aumentou a confusão de datas e a necessidade de chegar a Jerusalém na época certa, então prejudicada pela mudança de calendários.

O Concílio de Nicéia, reunido em 325 d.C., estabeleceu que a Páscoa era o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera, fenômeno que acontece por volta dos dias 20 a 22 de março. No hemisfério sul é outono, mas a data é contada quando a Terra passa pelo ponto vernal, lugar imaginário onde a órbita celeste e a eclíptica se cortam, pouco importando a estação do ano. Por iluminar com mais intensidade o hemisfério norte, significa uma volta, vida nova.

Com a decisão, estavam resolvidos dois problemas: a data do evento e a possibilidade do caminho ser visível para os fiéis, tendo em vista ser percorrido quando a lua possibilitava a iluminação.

Feliz Páscoa!