O trava língua do internetês

Televisão,rádio,cinema três meios distintos,no entanto com um ponto de convergência em comum:a saraivada de críticas, prós e contras por profissionais da comunicação e pela sociedade durante o seu apogeu.

Com a internete não podia ser diferente.Este meio que foi criado para fins bélicos durante a guerra-fria popularizou-se durante as duas décadas passadas dando corpo a uma nova "disputa" entre o academicismo da linguagem culta ensinado nas salas de aulas e a praticidade do intêrnetes entre a galera.

Pesquisas de renomados teóricos da comunicação mostram as enormes conseqüências que esta linguagem compacta podem acarretar a longo prazo na formação de um jovem:a)o método de contrução textual-através de "links"interligando dados dificulta a interpretação linear dos fatos,b)a maioria dos jovens sentem dificuldades em separar as duas modalidades da língua tornando-se um entrave para o seu ingresso em uma faculdade,c)o abandono da leitura de livros pela falsa sensação de estar bem informados com assuntos factuais que não levam o indivíduo a reflexão.

É inegavel que a internete trouxe grandes avanços.Com um simples "click"o adolescente "bate um papo com amigos,adquire informações para elaboração de trabalhos escolares,discute temas relacionados a sua vivência, mas é preciso ressaltar que numa época que a palavra de ordem é "simultanidade" e "rapidez", as conseqüências da supervalorização do internetês não foge a regra:ao mesmo tempo que se acelera o tempo de digitação com vocábulos curtos proporcionalmente reduz-se o vocabulário morfológico do indivíduo.

PS:Esta crônica garantiu o meu ingresso na UFMS entre os 10 melhores de humanas.

Ruan Pina
Enviado por Ruan Pina em 21/03/2007
Reeditado em 21/09/2008
Código do texto: T421037