Sou Assim,Fazer o Quê???

Na minha família,não se tinha o costume de comemorar aniversário.Um pouco,talvez,por sermos doze irmãos e um pouco,eu acho,porque a minha mãe não via razão pra comemorar tantos nascimentos.Ter quantos filhos Deus mandasse, era uma opção do meu pai.Ouvi dele muitas vezes isso,enquanto minha mãe vivia dizendo que nenhum de nós deveria ter nascido,

Enquanto não éramos crescidos o bastante pra lembrar do próprio aniversário,a data passava despercebida.Lembro de um dia alguém perguntar a minha idade,e de ser corrigida pela minha mãe quando respondi que tinha sete anos: "Não,você já tem oito!"

Quando fiz quinze anos,meu pai estava fora do país,numa missão militar.Minha mãe ía ao quartel uma vez por mês,buscar os dólares que ele enviava.Foi uma época de muitos gastos!Tínhamos até um motorista contratado,à nossa disposição com um enorme automóvel preto.Eu tinha acabado de concluir o curso ginasial,e perguntei à minha mãe se poderia convidar meus ex-colegas de turma pra comemorar a data.Ela me disse que não poderíamos dar uma festa,porque todos os nossos vizinhos sabiam que meu pai estava na guerra,que as pessoas

iriam reparar.A desculpa não me convenceu muito,até porque ela ía com as minhas irmãs mais velhas aos bailes do Clube Militar,e quase todos os nossos vizinhos estavam lá.Por essa razão,passei meu aniversário em casa,sem nenhuma comemoração.Meu pai me enviou um anel de ouro,com uma pérola,e uma poesia onde falava do meu nascimento,segundo ele,a sua "obra-prima"!

Talvez,essa seja a explicação pra o constrangimento que me impede de comemorar aniversários.Por ser professora,sempre estou de férias em janeiro,e nenhum colega se dá conta da data. Tenho o prazer de sair pra almoçar com genros,filhas e netos,mas é só!

No ano passado,ano da minha estréia numa rede social,fui surpreendida com várias mensagens de amigos e colegas.Não me ocorrera que o site tornaria pública a minha data de nascimento! Constrangida,fiz uma mensagem de agradecimento,aliviada por não ter que fazer isso pessoalmente.Isso se repetiu esse ano,e eu me senti,como da primeira vez,bem pouco à vontade.Acho que nunca vou me acostumar com essa exposição! Não me sinto bem como centro das atenções,sou extremamente tímida... Fazer o quê,se sou assim???

Sonia Villarinho
Enviado por Sonia Villarinho em 27/03/2013
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T4210800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.