Lembranças de Domingo

Domindo.Dia de curtir as pessoas que amamos,de confraternização, dos almoços de família. Na minha memória,os domingos que marcaram a minha infância. Dia de galinha na panela.Aquela galinha caipira,criada no galinheiro do quintal e destinada a ser o prato principal de dias especias. Quase posso sentir o sabor,tão diferente do gosto do frango congelado que compramos hoje nos supermercados! Durante a semana,não comíamos galinha;talvez por isso o almoço de domingo se fizesse tão especial.

As crianças eram "convidadas" a deixar a mesa tão logo acabassem de comer,pra que os adultos pudessem conversar.Naquele tempo,diferente do que acontece hoje,as crianças não participavam das conversas dos adultos. Como éramos incorrigíveis,eu e meus irmãos nos revezávamos pra ouvir atrás da porta,curiosos por descobrir o motivo de tanto segredo.Confesso que ainda hoje guardo a impressão de alguns dos fatos chocantes que tomei conhecimento desse modo. Com certeza, não era algo que uma criança devesse saber.No nosso caso,todas as crianças!

À tarde,as mulheres preparavam a mesa do lanche com as guloseimas que as visitas traziam: bolos,biscoitos caseiros,pães-doce...Minha mãe preparava o café,e nos sentávamos à mesa pra lanchar. E os adultos ficavam a rir e conversar,enquanto íamos para o quintal com nossos primos.

O dia era curto pra tanta brincadeira!À noite,depois que todos íam embora,contabilizávamos o saldo de um dia inesquecível: às vezes,um joelho ralado,um "galo" na testa,uma roupa rasgada...e muitas lembranças. Ainda tão vivas em minha memória,apesar de já se terem passado cinquenta anos! Por que será que os domingos já não nos parecem tão festivos quanto eram quando éramos crianças?

Sonia Villarinho
Enviado por Sonia Villarinho em 29/03/2013
Reeditado em 29/03/2013
Código do texto: T4213199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.