DETALHES VÓ! DE-TA-LHES!

Uma certa tarde de domingo, lá por volta das quatro da tarde, a Heloísa, a minha neta de quase quatro anos, cochicha ao pé do meu ouvido pra mais ninguém ouvir, "Vó, vamos fazer biscoitinhos com as letras do meu nome?" Vejo aquele brilhinho no olhar da Helô mas, cadê a coragem? Trabalho aos sábados das 8:30 até às 16:30, o dia mais concorrido da semana pra mim e domingo é o dia que procuro trabalhar menos. É o meu dia pra vadiar. Boa vadiagem, certo!? Tiro o dia pra ler, ouvir muita música, assistir um filminho, entrar no Recanto, fazer um almoço especial para meus filhos e netos .... Cochicho de volta, "Ai, Helô. A Vó tá com preguiça hoje. Aquele biscoitinho de queijo não é fácil de fazer ...", mas a pequena faz aquela cara de coitadinha que dá um dó danado! Aí eu proponho, "Helô, vamos fazer pastel?" A contra proposta é aceita rápidinho com um, "OBA!  Vou fazer pastel com a minha Vó!" Tenho experiência, ou melhor, tenho jogo de cintura na cozinhaa há pouco mais de trinta anos, e sempre, quando faço lasanha aos domingos, deixo uns 300 gramas de reserva para fazer um mini escondidinho de carne moída. É um jeitinho de deixar adiantado o almoço da segunda-feira. Mas hoje, vou encrementar a carne moída com cenoura ralada e azeitona pra fazer pastel. Acho um jeito bacana de despertar o paladar da Heloísa e também do Matheus, meu neto de seis anos.

Já na cozinha, a Helô se ajeita na cadeira pertinho da mesa. Vou recheando a massa e colocando de lado quando ouço a queixa,"Hei! E eu? O que vou fazer?"   Pego o garfo infantil da Tramontina da Helô, entrego à ela dizendo, "Eu recheio a massa e você aperta os ladinhos da massa com o garfo, tá bom assim? Mas, amassa bem os ladinhos, viu? O pastel não pode abrir!" Ela pega o garfinho que encaixa perfeitamente na mão direita e começa a executar a tarefa dela. Vejo que a Helô faz tudo direitinho e de certa forma, não me surpreende. Afinal, fui eu quem cuidou da Helô antes da mãe dela voltar ao trabalho, então conheço esta garotinha muito bem. Sei do que ela é capaz. Como eu sei! As mãozinhas ajeitam o massa com recheio e o garfo vai sendo apertado contra a massa do pastel.
Da sala eu ouço, "Cadê vocês?" A Helô e eu respondemos juntinhas, "Aqui, na cozinha!" A voz é da mãe da Helô, a Lú. Ela pergunta, "Fazendo o que?" E eu respondo, "Pastel. E a Helô tá amassando os ladinhos do pastel." Depois de dizer aquilo, vejo no olhar da Heloísa uma certa repressão e pergunto, "O que foi? Porque parou? Posso saber?" Ela olha bem pra minha cara e diz, "Vó, não tô amassando! Tô fazendo detalhes! Detalhes Vó!"
O quê? Ouvi direito? Detalhes? Minha boca se veste com um sorriso largo e maroto ao perguntar à minha pequena, "Como é mesmo? Detalhes? Não entendi." E a Helô explica, "Quando a gente faz um desenho, a Tia Cris olha e fala assim, 'Coloca uns detalhes aqui, ali e aqui', e aí eu desenho mais coisas, coloco purpurina .... ." A mãe da Helô resolve dar o ar da sua graça na cozinha e pergunta, "Que delícia, hein! Fazendo pastel pro lanche da tarde." Aí eu digo, "Lú, pergunta pra Helô o que ela tá fazendo." A Lú pergunta, "O que você tá fazendo Heloísa?" A minha neta responde, "Detalhes, né mãe! DE-TA-LHES!" 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 30/03/2013
Reeditado em 04/04/2013
Código do texto: T4214676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.