O Homem Que Salvou O Mundo

Segundo o taoísmo, filosofia oriental, o universo é dividido em duas partes: o Uno sendo você e o Verso que é tudo que você não é: as pessoas, lugares e os objetos que você conhece. Outra ideologia taoísta é a do equilíbrio yin e yang, onde o mundo vive em equilíbrio entre os seus opostos: bem e mal, dia e noite, masculino e feminino e etc.

Uma lição pode ser interpretada de várias formas e esta foi a forma como entendi o Tao. Já um homem um dia ao entender que ele era Uno e que a chave para o equilíbrio era a oposição ele procurou ser sempre o oposto do mundo.

Era um sujeito esquisito e mal interpretado. As pessoas acreditavam que ele tinha um superávit de empatia ou era um retardado que procurava ajudar demais os outros. Só que ele acreditava que em um mundo tão egoísta, ele tinha que ajudar os outros. E não é a toa que desde carregar sacolas de mercado para vizinhos e amigos (ou qualquer pessoa que visse na rua com dificuldades em carregá-las) até mesmo ser voluntário em instituições de caridade, este homem aceitava.

Ele tinha uma vida comum como qualquer brasileiro. Se formou na escola e viveu a vida toda em um emprego qualquer. Gostava do seu trabalho e era prestativo, além de não ter ambições. Seu cargo nunca foi ameaçado. De lá, tirava dinheiro para o seu sustento e compra de livros e filmes que depois de ver as obras, doava para amigos, parentes e até mesmo transeuntes.

Como já foi dito ele não teve ambições na vida. Sua casa tinha pouca mobília e nada luxuoso nem bonito. Quase tudo era pra caridade.

Apesar de ser amado pela família, este homem raramente conseguiu algo em um relacionamento. Era raro uma mulher comum se abster de tantos luxos que o mundo oferece por amar uma pessoa. E viver ao lado dele era quase como fazer um voto de pobreza.

Infelizmente este homem faleceu, sem deixar filhos. Mas seu legado foi a única coisa que ele deixou e que poucos puderam seguir até onde podiam — o sacrifício é muito grande para muitos. E desta forma ele salvou o mundo.

Pelo menos, o mundo que ele conheceu.

Davi Paiva
Enviado por Davi Paiva em 05/04/2013
Código do texto: T4224670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.