Os Ímpios

Quem cresceu indo à igreja, como eu, conviveu com certos termos comuns em qualquer igreja como "ímpios". Quem são os ímpios? A resposta sempre era em forma de exemplo: é quem age assim assim ou assado. Ou então: é ele, ele e aquele.

O problema é que ninguém se preocupou em dizer o que REALMENTE significa a palavra ímpio. O dicionário me diz que é aquele que não tem fé. No entanto, analisando a palavra: pio é a pessoa que tem PIEDADE. Logo, ímpio é o sujeito que não a tem.

Bom, entendido isso, vamos ver quais são os efeitos dessa constatação banal. Vamos aplicar esse conceito a certas pessoas e vermos no que dá.

Quando um pastor que se proclama defensor dos interesses do Reino de Deus usa seu poder de influência e de formar opiniões para criticar gays, dizer que negros são amaldiçoados, ele está mostrando piedade?

Infelizmente esses juízes do mundo só "se criam" por um falso entendimento (ou completa falta) a cerca do Evangelho mostrado pela vida de Cristo. Enquanto nós, pecadores indesculpáveis nos esforçamos para julgar e rotular as pessoas dizendo quem vai pro céu ou pro inferno, o próprio Deus, quando veio à Terra, por meio do Filho, não julgou ninguém.

Qual é a importância disso? Ora, TODA!

Se nos chamamos "discípulos de Cristo" e "filhos de Deus", devemos imitá-lo, seguir seu exemplo. Jesus se deparou com todo tipo de pecador, e o que ele fez? Ficou apontando os erros e dizendo que eles estavam condenados? Não. Ele os acolheu.

Entendo que muitos defendem esses pastores por acharem que eles estão certos, que estão defendendo os "princípios e valores do Reino". Mas faça uma reflexão: quais são esses princípios? Por favor, não venha me repetir o que o seu pastor fica dizendo no culto. Vamos a uma fonte mais confiável: o que Jesus disse que era o Reino de Deus? Em uma palavra: AMOR. Amar a Deus e ao próximo: nisso se resume toda a lei.

Ninguém poderá se desculpar diante de Deus. Um dia ele irá separar o joio do trigo, os que são dele dos que não são, e o único critério será o AMOR que você demonstrou, que você compartilhou. Naquele dia ninguém poderá dizer: "Senhor, eu lutei contra os homossexuais que estavam querendo acabar com a sociedade". "Senhor, eu defendi os teus valores e princípios, combatendo os desvios daquela sociedade corrompida em que eu vivia".

Não, não... Ele não quer saber disso. Ele não se impressionará, creia em mim. Ele vai simplesmente perguntar: tudo bem, mas porque você não me acolheu quando eu precisei? Porque vc não me visitou quando eu estava preso, ou me deu água quando eu estava com sede?

Sempre que você fizer o bem a qualquer um, você estará fazendo para o próprio Deus. É essa resposta prática de amor que vale. É esse retorno mínimo por todo o amor que ele já demonstrou na cruz por nós que vai valer alguma coisa.

Pois os bens se deteriorarão, os desejos passarão, as causas sairão de moda e a sociedade e o mundo no final passará. Tudo passa e tudo passará. Só o amor genuíno é eterno.

Pense nisso antes de ficar defendendo Silas Malafaia, Marcos Feliciano, Edir Macedo e esses ladrões e estelionatários que se disfarçam de pastores.