Facebook, a roda que não sai do lugar.

Vocês já perceberam que a maioria das pessoas do facebook, compartilha da mesma opinião? E por mais que o senso comum, em manter amizades com pessoas que se imagina compartilhar das mesmas visões, ou por laços de amizades antigos, esteja presente, notamos o compartilhamento das mesmas opiniões, quando analisamos os perfis como um todo. Também respeito a opinião das minorias sobre os assuntos postados. Mas de uns ou de outros, inclusive de mim, o que percebo é que estamos usando o "Curtir", o "Compartilhar" como medicamento ansiolítico, que nos permita imaginar que as coisas estão mudando, quando observamos milhares de curtidas e compartilhamentos! Aí pensamos: “Agora as coisas vão mudar! A opinião pública está detonando!” Na verdade, o que percebemos é que nada muda! Estamos dando voltas em nosso próprio eixo, sem sair do lugar. Do mesmo modo que os bandidos não param de roubar, matar; que muitos políticos não param de roubar, enganar; que muitas pessoas não param de tentar tirar proveito sobre os outros a cada instante. Isto se chama passividade! Existe um trabalho de marketing muito grande, que quer transformar as redes sociais em locais de mera diversão e alívio. Mas uma das principais funções das redes sociais é a exposição da opinião argumentada, de tal modo que gere mudanças sociais profundas para o bem de todos. Mais do que medicamentos, a sociedade precisa de prevenção contra as doenças sociais.

Antonio Marques de O Santos
Enviado por Antonio Marques de O Santos em 11/04/2013
Reeditado em 28/11/2013
Código do texto: T4234701
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.