Sociedade Desigual

Desde que comecei a compreender e, de certa forma, interagir com questões coletivas, que ouço e leio sobre igualdade social. Quiçá por isso, esse tema tenha me levado a uma série de questionamentos, com réplicas bem diferentes das costumeiras.

Não consigo assimilar, até hoje, as políticas que discutem questões relacionadas a igualdade na condição social do individuo em geral. Para começar, a expressão igualdade só existe para reforçar as diferenças. Não existe nada que possa ser visto ou tratado de forma igual. Até quando se iguala numa disputa, existem critérios de desempate, onde é observada uma série de diferenças. A única coincidência que existe entre nós é o fato de sermos diferentes. Logo, é dentro dessa perspectiva que devemos nos trabalhar para vivermos em harmonia.

Tomemos como base os artigos I e III da Declaração Universal dos Direitos Humanos que, para mim, resumem todos os outros. O primeiro diz “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. O terceiro acrescenta, completando o que precisamos compreender para nos harmonizarmos dentro desse universo lindamente contrastado, pelo ser humano: “Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”.

Ora, se somos dotadas de razão e consciência, de modo a compreender que só existe a igualdade de direitos e que estes independem de cor, sexo, religião, ou de qualquer natureza social, deveríamos saber que as diferenças sempre vão existir. Cada um de nós tem suas razões para ter razão e, é aí que se deve fazer uso daquela conduta que é imprescindível para fazer valer o nosso direito: o respeito ao direito do outro.

Jamais conseguiremos montar o mosaico da humanidade, colocando somente as peças que consideramos corretas, pelos simples fato de serem retangulares ou quadradas, brancas ou pretas, dessa ou daquela forma. As peças de um mosaico são igualmente diferentes, mas todas se encaixam resultando num belo painel.

Assim é a nossa sociedade, desigual. Constituída e embelezada pelos diferentes jeitos de ser, pensar e agir. Se soubermos respeitar o espaço de cada um, teremos um mosaico homogêneo sem alterar suas formas e suas cores.

Ivone Alves Sol