CADÊ AS ESTRELAS?

.

Li não sei onde que as estrela estavam sumindo do céu. Pense numa coisa que me fez entristecer. Eu sempre fui apaixonada pelas estrelas. Fiz até um versinho quando era adolescente:

.

“No céu sempre existe uma estrela,/ Mesmo quando chove ela está lá,/ Quando viajares numa noite escura/ Lembra-se desta estrela procurar/ Onde moras talvez não exista céu,/ Ou se existe não se pode olhar,/ Mas sempre que vires esta dita estrela/ Recorda de mim que ela me dirá”.

.

Até pesquisei para entender porque as estrelas estão desaparecendo. Para ser sincera não entendi muito as explicações, mas o certo é que segundo astrônomos de diversas nacionalidades o índice de formação das estrelas está 30 vezes menor do que a 11milhões de anos.

.

Nas minhas investigações descobri que a estrela do mar também está desaparecendo. Também não ficou muito claro as justificativas deste fenômeno. Parece que tem a ver com o avanço do mar e a diminuição das praias, ou ainda algo relacionado com a temperatura da água do mar, com o desmatamento e desequilíbrio da vida marinha, efeito estufa, e despejos de poluentes no mar como: os hidrocarbonetos de petróleo vindos das embarcações; os fertilizantes organoclorados e organofosforados, utilizados na atividade agrícola; os detergentes e o excesso de matéria orgânica, trazidos dos esgotos domésticos; além dos metais pesados e dos produtos químicos das indústrias. E dizem ainda os pesquisadores que a diminuição da estrela do mar podem ainda estar relacionados com a passagem de ciclones que são acompanhados de fortes chuvas causando a diminuição da salinidade.

.

Pelo que compreendi muitas vezes o homem colabora com a diminuição destes astros no caso da estrela do céu e destes animais no caso da estrela do mar. Aí eu apelo para o bom senso e solicito que cada um faça a sua parte pelo bem dos poetas, dos compositores, dos namorados que tanto se inspiram nas constelações.

.

Quem não gosta de ver um céu estrelado? Quem não conhece as músicas: Chão de Estrelas, a marchinha de carnaval Pastorinhas que fala na Estrela Dalva, e a música de Thiaguiho que diz assim: “estrela ilumina meu céu, me tira esse fel, adoça meu viver”. Vamos fazer uma campanha pela preservação do céu salpicado de estrelas.

.

Bom, mas alguns tipos de estrelas estão mesmo desaparecendo. Lembro que quando eu era criança minha mãe quando foi me levar no dentista a primeira vez, me convenceu que eu iria colocar uma estrelinha na boca. E voltei toda envaidecida mostrando para todo mundo a minha obturação prateada. Pena que não pude fazer o mesmo com meus filhos porque hoje não se usa mais obturação de amálgama e sim de resina que é da mesma cor dente. Até destas estrelinhas eu sinto saudade, sabe?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 16/04/2013
Código do texto: T4242924
Classificação de conteúdo: seguro