A Canção em Minha Vida

Os sons estão em todos os lugares. Já nascemos emitindo sons. Sejam quais forem os lugares, as situações, a idade, eles penetram nossos ouvidos sem pedir licença. Seja sons ruins ou bons, a vida é assim, composta de som. Mas para a vida ficar melhor em sonoridade, o ser humano inventou a música, a melodia. Ela está presente em todos os ambientes sociais, desde no seio da família nas canções de ninar, as cerimônias de batizado, casamento, formatura até os eventos mais populares.

Mas como uma criação, um invento advém de outro, acredito que Deus criou o mundo ao som de uma maravilhosa melodia que Ele preferiu guardar para Si mesmo, mas suas criaturas, em especial o ser humano, sentiu os efeitos deste pano de fundo em relação à criação e em apenas sete notas compôs o mundo da canção.

Para criar com tanta maestria o homem se inspirou nas ondas do mar, no trovão, no barulho da chuva, na brisa fresca, no amor, na conversa muda das rosas, na dor, na frustração, na alegria na vitória e na derrota.

Acho que por isso sentimos muito ao ouvir determinado tipo de música: tristeza, saudade, solidão, nostalgia, suspense, alegria, bons sentimentos.

“Música é algo que está intrinsecamente ligado à vida humana”, esta é a afirmação que abre o artigo de Pr. Gérson Jorge Quiles.

Faz muitos dias que estou sendo alimentada pela música. Em especial pela música católica e algumas evangélicas a exemplo de Diante do Trono. Em meus dias ouço músicas o dia inteiro quando estou em casa. Ela tem um significado impressionante em minhas emoções. A música que faz parte de mim eleva- me, ensina-me como devo me sentir em relação a Deus e a mim mesma.

Eu não sei como retratar em um texto a importância da canção, da melodia e da letra em minha vida, mas sei que o efeito é restaurador. Eu sinto tão bem! Por quê? Resolvi pesquisar. Ela também ajuda no combate ao stress, a depressão, e outros males afirma o pastor Gérson Jorge Quiles. Bem... talvez seja por isso que passo do estado de tristeza, de preocupação, para um estado de enlevo e confiança quando ouço “Deus é maior que tudo que me acontece/Deus é grande/ grande/ supremo rei.! É uma afirmação que vai entrando, preenchendo meu dia e vai mudando meu estado de humor – de tristeza passa para um estado de confiança, ou quando ouço:” Por onde eu ando sinto tua presença/em todos os lugares está perto de mim/ em minha escolhas/vens me iluminar./ como posso te deixar se mesmo quando erro vens me amar? / e na tua direção caminhar/como seria minha vida se as tuas mãos não estivessem sobre mim?...o teu amor me envolve/o teu amor me protege/és o meu porto seguro/o melhor lugar de estar é no teu coração.”

A música é inerente ao ser humano. Faz parte dele. Aliás, a música está presente em todos os segmentos da vida humana. O próprio objetivo da música “é evocar sentimentos e traduzir emoções”, confira no site http://musicaeadoracao.com.br/20172/enfase-e-efeitos-da-musica-religiosa/ de Pr. Gérson Jorge Quiles.

Desde os tempos remotos nossos antepassados utiliza estilo de música. Em alguns textos diz que a música serve para relembrar momentos tristes, alegrias, mas em meu contexto, a música está servindo para melhorar minha qualidade de vida. Qualidade no humor, na fé, na confiança em mim mesma, na qualidade de estar sempre bem comigo mesma no meu dia a dia.

A minha fé aumenta a cada dia quando ouço músicas de fé. Eu ouço músicas para alimentar a minha alma, os meus pensamentos.

Todas as vezes quando ouço uma boa música eu me sinto maravilhosamente bem. O medo dissipa, as preocupações vão embora.

Sinto-me amparada. Parece até que o compositor estava pensando em meus problemas quando escreveu a letra e pôs a melodia.

Como elas combinam comigo. Isso me faz perceber que muitas pessoas sentem o que eu também sinto. Só pessoas especiais e de valor conseguem pôr no papel os sentimentos íntimos que são também os sentimentos dos outros.

Terça-feira, 16 de abril de 2013

Luz Ribeiro

Luz Ribeiro
Enviado por Luz Ribeiro em 16/04/2013
Reeditado em 20/08/2013
Código do texto: T4244162
Classificação de conteúdo: seguro