EXISTE UM CAMINHO
 
 
___Vivia nas ruas, não possuía um lar e uma família que o edificasse. Ao menos era o que parecia ser. Abandonado, tornou-se um farrapo humano. A sua origem era completamente desconhecida e o jovem de 23 anos vivia às margens da sociedade. Chamava-se Lúcio, mas atendia pelo codinome Chulé, o Zumbi da Feira. Fazia da calçada a sua cama de solteiro e quando chovia, parava embaixo da marquise da loja de calçados.

___A comida era disputada com os pombos, que instintivamente sabiam exatamente o horário do almoço. As aves eram mais rápidas e o tempo não era o suficiente para resgatar o alimento jogado no lixo. A fome fazia doer o estômago e a sensação de abstinência das drogas era de enlouquecer. Lúcio conseguia um troco no estacionamento, mas, as moedas recebidas eram acumuladas em seus bolsos imundos e todo o apurado cumpria um único destino.

___O apelido Chulé deveu-se à fedentina exalada dos seus pés e quanto ao título de Zumbi da Feira, este se deu pelo motivo do estado de alienado, por conta do crack que o consumia. Dizem que a vida é feita de escolhas e cada um é responsável pelo próprio destino, isto é, para aqueles que acreditam em destino. Em verdade, o destino existe para quem busca um objetivo certo na vida. Os sonhos podem ser ilusões e uma meta a ser alcançada, não se constitui em apenas delírios emocionais. Mesmo assim, a vida prega muitas peças e a jornada diária pode tornar-se um verdadeiro suplício, quando se trata da busca pela própria sobrevivência.

___Quanto ao cerne da questão, relativa à temática do viciado, do coitadinho ou do indefeso, levada a cabo, seria o suficiente para resolver o problema de Lúcio? Ora, interná-lo em uma Clínica de Reabilitação para dependentes químicos poderia ser a solução. Quem vai saber? Nas ruas o mudo é “cão” e a roda da vida gira, sem saber aonde vai parar.

___Um pão francês com manteiga, de manhãzinha, regado a um delicioso café com leite seria um grandioso presente para quem padece nas calçadas. Certo de que algumas pessoas não têm opção, porque foram abandonadas por parentes, enquanto outras, escolheram viver ao léu e não conseguem mais retroceder e retornar ao seio da família. Para muitos, afinal, escolhas são escolhas.

___Domingo de manhã, 08h35min, Lúcio foi surpreendido por um grupo de pessoas em sua volta. Estava com o corpo trêmulo e não dava pra dizer o motivo (frio ou efeito dos alucinógenos?). Elas faziam parte de uma Organização Não Governamental, cuja finalidade focava na libertação de  dependentes químicos.

___Com o tempo e muita dedicação, Lúcio trilhou um rumo certo e tornou-se um dos líderes da ONG que o acolheu. Mais tarde, pai de André e Pedro, aos 35 anos, dedicava-se ao resgate de vidas consideradas perdidas para as drogas.


 
(Imagem: yogasports)