SAUDADE

SAUDADE

“Saudade tem cheiro. Desconfio que tenha braços, porque aperta” (Michelle Trevisani).

“Há de surgir uma estrela no céu cada vez que você sorrir

Há de apagar uma estrela no céu cada que você chorar ““... (Gilberto Gil)

Tem dia que sentimos desânimo, indisposição, coração apertado que, a principio, não encontramos explicação. Na verdade estamos sentindo que algo não está bem. O que seria mesmo? Algum mal estar físico? Algo nos aborreceu? Algum sonho estranho? Até que descobrimos a causa: estamos com saudade. Palavra tão decantada em versos, prosas, canções e que tenta descrever a junção de perda, falta, distância, carência, nostalgia, melancolia, ausência, amor...

E como disse Clarice Lispector “há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa do sonho e abraçá-la”.

Como seria bom se fosse possível!

Sabemos que o tempo não volta atrás, mas para a saudade essa regra fica tão difícil de funcionar! Empurramos o tempo ou o tempo nos empurra para aprendermos a conviver com a falta de alguém.

Quando a saudade bate voltamos ao passado, às lembranças que ficaram para trás, às emoções vividas, as alegrias,os tropeços...

Na gramática da língua portuguesa, a palavra saudade é um substantivo abstrato; para o nosso sentimento é uma palavra concreta, pois apesar de não podermos vê-la, a saudade dói, aperta, machuca, deixa marcas profundas e não podemos negar a sua existência e a cruel realidade de convivermos com esse sentimento, ás vezes, diariamente, com mais ou menos intensidade.

Costumamos dizer que devemos dar tempo ao tempo para amenizar o nosso sentimento, mas como disse Martha Medeiros” O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções”.

A título de curiosidade e até para esquecer um pouco da saudade que estamos sentindo neste momento, existe uma polêmica em torno da tradução para outras línguas. Na língua inglesa pode ser traduzido como miss (sentir falta) ou homesick (sentir-se triste por estar longe dos entes queridos)

Em Portugal, o Fado, destino, associa-se a este sentimento. A sodade do Cabo verde também se aproxima muito do significado, em especial nas músicas.

É , mas que a saudade machuca, machuca e muito!

Em 14 de abril de 2013

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 18/04/2013
Código do texto: T4247899
Classificação de conteúdo: seguro