Vou descontar nos meus filhos as maldades que meu pai fez comigo.

Há fatos do passado que nos marcam por toda a vida. As atitudes dos nossos pais, avós e outros familiares tatuam a alma de uma criança. Tudo a que assistimos torna-se uma referência indelével. E eu não tirava os olhos do meu pai, procurava ouvi-lo sempre com o maior cuidado. Muitas vezes, a revolta me invadia.

A situação financeira da minha família era razoavelmente boa. Lembro-me de andar em carros novos e confortáveis, viajar quilômetros para almoçar num determinado restaurante e depois pernoitar em simpáticos hotéis. Eram momentos em que meu pai andava de mãos dadas com a minha mãe e comigo; meu irmão segurava a mão de mamãe e sempre revezávamos. Por isso eu não entendia as maldades de que era vítima.

No supermercado eu nunca podia abrir o pacote de biscoitos que estava no carrinho antes de pagá-lo e a quantidade era limitada. Os refrigerantes eram proibidos a maior parte do tempo. Eu morria de inveja dos vizinhos que se entupiam de Coca-Cola todos os dias. Os pais deles eram muito especiais: junto com a bebida sempre ofereciam batatas fritas à vontade. As refeições eram feitas tranquilamente diante da TV. E eu me perguntava:

- Por que eles podem e eu não?

Todos os meus amiguinhos já possuíam um celular aos 7 anos de idade, eu não. Quase todos passavam o dia inteiro na rua ou nas casas de vizinhos. Meus pais faziam questão de que meus colegas fossem lá em casa, mas não deixavam que eu fosse na casa de todos os colegas. E impunham condições quando permitia: Iam conhecer a outra família. Certificavam-se de que todos os deveres da escola estavam feitos. Acompanhavam-nos até a casa dos colegas e negociavam várias condições para a minha permanência.

Nunca tive ídolos. Não podia me vestir igual às outras crianças que imitavam também o corte de cabelos de seus herois preferidos, suas roupas, tudo, enfim. Meu pai nunca me deu tudo o que podia, nem tudo o que eu pedia e vinha com conversas que eu não entendia:

- A pessoa mais linda do mundo é você!

- Não é necessário ser igual a ninguém!

- Somente faça o que realmente deseja e é bom!

- Fale e faça com os outros somente o que gostaria que falassem e fizessem com você!

- Seja sempre uma pessoa generosa, não seja egoísta!

Vou descontar tudo. Talvez assim meus filhos se tornem pessoas felizes, saudáveis e gratas como eu!