FASES DA VIDA II - A TERCEIRA IDADE

Ser velho, ou ficar velho é um problema, ninguém quer ficar velho e muito menos cuidar de velhos. Coitados dos velhinhos! Quando jovens, estudam, trabalham, se casam, constroem família, mas quando ficam velhos, se tornam um problemas para muitos filhos que não reconhecem o que eles passaram para lhes criarem. Com o a aumento da expectativa de vida, é certo que os males crônicos se tornarão mais frequentes. E dos muitos males em questão nenhum supera a falta de dinheiro.Porque quando eles tem dinheiro são bem tratados, são paparicados, são uns anjinhos, mais quando não! Ah preciso trabalhar, não tempo tempo para cuidar de velhos, vou colocar em um lugar pra velhinhos... é o que se ouvem sempre. Nessa fase da vida jã acabou o amor se dizia que sentiam por eles, o coleguismo e tantas outras coisas. Amor à primeira vista na velhice não é medido pelo grau do sentimento, mas pelos graus da lente de contato. Os netos querem que os avós dividam com eles a aposentadoria, não as experiências. Não querem nem pensar em sair para passear com eles e se fazem, não querem que os amigos descubram que são parentes. A família a essas alturas jã não existe mais, porque sua verdadeira família eram os pais, os irmãos, mas muitos já não tem mais e quanto tem passam pela mesma situação. Visitar a casa dos avós dá uma sensação de voltar no tempo. Principalmente quando são crianças e dão de cara com uma foto do pai descendo de carrinho de rolimã em uma ladeira gigantesca. É inevitável pensam: “Quero ver com que autoridade ele vai exigir que eu coloque o cinto de segurança!” Os netos não querem saber de coisa velha, parece que nunca vão ficar velhos. Muitos lutam de todas as formas para que na chegada da velhice possuam um teto sobre sua cabeça. Nem que o teto em questão se resuma a uma peruca ridícula. Coitados dos jovens que acham que nunca ficarão velhos e coitados dos idosos que são colocados de lados, que se tornam um fardo para as famílias e não recebem delas o tratamento e o respeito que merecem. Talvez isso um dia mude. Quando o jovem de hoje entender que amanhã será um idoso também e pelo menos reconhecer tudo que aqueles velhinhos fizeram por eles um dia...

Batista, 22.04.2013

batista jurema
Enviado por batista jurema em 22/04/2013
Reeditado em 22/04/2013
Código do texto: T4253189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.