A SOLIDÃO RESOLVIDA ("A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais." — Arthur Schopenhauer)

Dizem os bem relacionados que a liberdade não existe, porém eu procurei a solidão e encontrei a liberdade! Agora concordo plenamente com Mauro Santayama: "Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão." Talvez houvesse mais liberdade!

Também quero citar a mestre em Filosofia, Kalena: "Eu não gosto da solidão, mas aprecio ficar só". Talvez este outro enfoque: solidão imposta verso estar só por escolha, possa diversificar a natureza de liberdade. Então, mediante a possibilidade de se estar rodeado de pessoas e ainda na solidão é real e improdutiva! Pois também, aprecio estar só e até prefiro ficar invisível aos desregrados da multidão isentando-me do mal. Aliás, esta solidão, bem resolvida aqui dentro, na minha alma, faz-me mais bem que muitas outras pessoas fingindo-se importar comigo.

O dito popular: "fale mal, mas fale de mim" tira-me a paz de espírito, portanto me tira também o verdadeiro fruto da liberdade, e enfim, a liberdade. Nada é por acaso, se assim for, não existe o plano de Deus! Jamais é permitido ao homem construir seu destino. E o nosso plano só será possível dentro da pequena folga que nos é permitido, ainda no caixote entre os limites: o berço e o esquife. Por isso, gosto da solidão, mas ao mesmo tempo temo esse destino formatado (Ainda bem que a solidão da morte é inconsciente). Misterioso! Às vezes, acho cruel demais o destino de todo mundo. Embora a Bíblia queira nos animar com a história de Jó! Todavia, o que Jó fez para merecer seu sofrimento? Simplesmente ele precisava ser três vezes mais rico: seu destino. Assim seja.

Todavia, a liberdade também me mete medo, o medo de errar e receber os reajustes do destino. Porém, prefiro assim, para sofrer menos. Então faço minhas as palavras deste trecho da canção: Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda do Kid Abelha:

"Não estou disposto

A esquecer seu rosto de vez

E acho que é tão normal

Dizem que eu sou louco

Por eu ter um gosto assim

Gostar de quem não gosta de mim

Jogue suas mãos para o céu

Agradeça se acaso tiver

Alguém que você gostaria que

Estivesse sempre com você

Na rua, na chuva, na fazenda

Ou numa casinha de sapê"