SONHAR ACORDADO

SONHAR ACORDADO

“Há quem diga que todas as noites são de sonhos.

Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.

O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.

(Sonho de uma Noite de Verão)” (William Shakespeare).

Os antigos estudiosos de psicologia consideravam que sonhar acordado era uma falha da mente. Freud dizia ser uma característica infantil e neurótica.

Hoje, felizmente, o sonhador está sendo analisado de outra forma. Os pesquisadores da atualidade consideram que sonhar acordado é comum e até salutar para a mente. Pode proteger o individuo contra riscos imediatos e ir em busca de suas realizações em um prazo mais longo, concreto e mais difícil de cometer erros e de ter decepções.

Sonhar acordado, divagar, perambular, afastar-se do real assunto, tanto faz, a mente agradece “essa parada técnica”. É um momento que a pessoa foge da sua realidade, dá asas á sua criatividade, suas fantasias, seus desejos e ajuda muito na solução de problemas.

Quantas pessoas já foram interrompidas nos seus devaneios por alguém que lhe dirige a palavra, você não escuta e outro interroga: ei, você está aqui? Ou então diz: estava longe em? Pensando em que ou em quem?

A depender da atividade que se está desempenhando é muito comum desviar a mente para outro assunto, pensando, por exemplo, o que faria se acertasse na loteria, se estivesse morando em outro lugar...

Não dá nem pra imaginar o que uma mente é capaz de fazer para escapar do estresse de um congestionamento de trânsito, de uma palestra tediosa, de estar presente em um compromisso puramente social!

Quem nunca sonhou com algo maravilhoso para a sua vida? Faz um bem enorme e o que é melhor não custa nada, apenas alguns minutos fora do espaço real.

Se sonhar acordado é normal ou não, a pessoas que consegue ter esses devaneios de olhos abertos, em pleno trabalho, em pleno engarrafamento está agregando bons frutos para sua vida. Entretanto, é importante que não fique sonhando apenas, corra atrás do que deseja, ponha em prática aquilo que almeja realizar. Alguma coisa tem fundamento. O pessimista afunda e o otimista nada até chegar no lugar que quer.

O sonhar seja dormindo ou acordado tem um ar de mistério, de fascinação e ao mesmo tempo parecem bem reais por terem um significado, embora o seu conteúdo não apareça de forma clara. Os sonhos não dão respostas conclusivas, mas ajudam a esclarecer o seu sentido. Portanto, como diz Osvaldo Montenegro na sua canção: “Faça uma lista dos sonhos que tinha quanto você desistiu de sonhar”...

Em 24/ 04/2013

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 25/04/2013
Código do texto: T4259348
Classificação de conteúdo: seguro