Um pais abençoado?

Todas as notícias que recebo sobre o que acontece no Brasil me fazem lembrar aquela música de Jorge Ben Jor, na qual ele diz que somos "um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza". Onde alguém que viva no Brasil pode se considerar abençoado, principalmente depois de ler a notícia do bárbaro assassinato da dentista, que teve o triste fim de ser queimada viva por três assaltantes?

Que pais é o em que nós vivemos? Vivemos num pais violento, em que os criminosos se sentem à vontade para violar os direitos dos cidadãos; os serviços de atendimento médico são precários, a educação não contribui para formar mentes críticas e conscientes do papel do cidadão. Aliás, a nossa educação não contribui nem mesmo para que grande parcela dos estudantes aprenda a ler e escrever corretamente. E grande parte dos que passam por essas escolas onde, mesmo depois de anos em salas de aula, terão dificuldades para escrever o próprio nome ou fazer uma conta de multiplicação serão beneficiados pelo absurdo sistema de cotas. E pensamos: o que será de nós, se os profissionais de amanhã são as crianças que hoje passam por essas escolas que não proporcionam um ensino decente?

E nós, que vemos a corrupção ser a regra na nossa estrutura política e esses corruptos desfilarem com os narizes empinados, zombando da lei e de nós, que nos sentimos uns otários, após analisar todos esses fatores negativos, perguntemo-nos: somos um pais abençoado? Viver no Brasil é lutar arduamente para ter um emprego, sair de casa sabendo que poderá ser assaltado ou assassinado, esperar durante horas um atendimento médico, enfrentar uma educação básica que não nos prepara e nos perguntar se ainda há como piorar isto tudo.

Obviamente, o Brasil não está assim por vontade de Deus. Nenhum Deus justo iria querer isso para ninguém.