A cultura do egoismo

Um dos maiores problemas do nosso século é essa exacerbada cultura do prazer que está imperando na mente da maioria das pessoas. O sistema capitalista, no intuito de vender mais e mais, obriga as pessoas a aderir a uma cultura do prazer imediato. Assim, as pessoas são incentivadas a consumir sempre mais, seja roupas, carros, objetos eletrônicos e produtos de beleza. Sim, porque a beleza agora é um produto a ser vendido, não algo que seja da pessoa. Quem não for naturalmente bonito pode melhorar com maquiagem, ginástica, dieta e plásticas.

Outro aspecto da cultura do prazer que está vigorando na nossa sociedade é a do prazer sexual. As pessoas são forçadas a ter prazer sexual a todo custo, não mais a buscar relações duradouras. O que vale é o prazer do momento. Seria arriscado dizer que essa cultura do prazer sexual pode ser culpada por tanta gente se casar e descasar tantas vezes mas, coincidência ou não, nunca vimos tantos relacionamentos volúveis e instáveis como agora.

Também se tornou obrigatório a pessoa ter objetos eletrônicos para estar antenada, na moda, participar de redes sociais. Tudo bem, não há nada de errado em ter perfil no Facebook, mas está cada vez mais comum os jovens e mesmo alguns não tão jovens passar horas navegando na Internet em vez de sair com os amigos.

Tudo isto está levando a uma cultura do egoismo. As pessoas estão demasiadamente individualistas, centradas exclusivamente em suas necessidades particulares e desejos pessoais, sem querer saber de outras pessoas. Ao pensar nos jovens de ontem e nos de hoje, eu concluo que, enquanto os jovens de antes pensavam em mudar o mundo, os de hoje só pensam em seus mundos. Aonde iremos desse jeito?

E é bom que atentemos para este fato, porque a cultura do egoismo, além de formar pessoas egoistas e fúteis, forma pessoas apáticas, que não estão interessadas em saber por que o mundo está como está. Quem quer saber se a economia de um pais é injusta? O que se quer é saber as novidades do Facebook, paquerar na Internet, comprar um ipod, um tablet, malhar para ter o corpo da modelo famosa ou ir às baladas, onde beber e se drogar é obrigatório para não se passar por chato ou careta.