OS PECADOS DOS OUTROS

TODO MUNDO ACHA FÁCIL APONTAR O DEDO NA DIREÇÃO DOS OUTROS. E EU NÃO ME EXCLUO DE TAL POSTURA. ENTRETANTO TENHO CONSCIÊNCIA DE QUE SOMOS TODOS MUITO FALÍVEIS COM PRETENSÕES A SANTOS. GOSTAMOS DE PENSAR QUE SOMOS MELHORES QUE MUITA GENTE, E ATÉ OS MAIS REACIONÁRIOS SERES ESTÃO CONVENCIDOS DE QUE ESTÃO AGINDO PARA O BEM COMUM.

ENGRAÇADO PORQUE PARECE QUE A HIPOCRISIA É REALMENTE O NOSSO PECADO MAIOR, APESAR DE NÃO CONSTAR DAQUELA SANTA LISTA DOS SETE MAIS. SOB ESTE ASPECTO, OS MARGINAIS, BANDIDOS E CRÁPULAS QUE CATALOGAMOS ENTRE AQUELES QUE DESAFIAM A POLÍCIA DIARIAMENTE E COMETEM ATROCIDADES, PARECEM SER OS MAIS SINCEROS. SÃO TENEBROSOS E NÃO TÊM NENHUMA PREOCUPAÇÃO EM POSAR DE ANJOS. MAS ISSO TAMBÉM É QUESTIONÁVEL.

DESSA FORMA, CAI POR TERRA TODA NOSSA ARGUMENTAÇÃO SOBRE OS PECADOS DOS OUTROS. SIM, PORQUE NINGUÉM QUE FOR PERGUNTADO HÁ DE SE FURTAR A DESCREVER DE FORMA ENFÁTICA UM PECADO QUALQUER, SÓ QUE SEM DE LEVE SUGERIR PODER SER CULPADO DO MESMO. AÍ É QUE MORA O PERIGO.

JÁ DIZEM OS PSICÓLOGOS DE PORTA DE VENDA, QUE AQUILO QUE MAIS DETESTAMOS PODE SER AQUILO QUE MAIS NOS ATRAI.

E FALANDO EM HIPOCRISIA, DE UMA COISA TENHO CERTEZA: OS MOMENTOS DE MAIOR SINCERIDADE QUE CONSEGUIMOS ATINGIR, CONSIDERANDO-SE QUE NÃO EXISTE SINCERIDADE INQUESTIONÁVEL, SÃO AQUELES EM QUE BATEMOS DE FRENTE COM NOSSOS ANTAGONISTAS, OU DESAFETOS OU PESSOAS QUE SE OPÕE A NÓS.

OS SUPOSTOS AMIGOS SÃO SEMPRE QUESTIONÁVEIS, É MUITO FÁCIL SER "AMIGO" EM SITUAÇÃO FAVORÁVEL, ATÉ MESMO DE FORMA BEM INTENCIONADA. DIFÍCIL É A RETIDÃO DE CARÁTER QUE CONSIGA MANTER UMA POSTURA TOTALMENTE HONESTA, QUANDO QUESTÕES PESSOAIS ESTÃO EM JOGO E O NOSSO AMIGO AFINAL, TALVEZ ESTEJA EM POSIÇÃO UM POUCO INCÔMODA PARA NOSSOS INTERESSES. OU O NOSSO AMIGO NOS PARECE TÃO SIMPÁTICO, AFINAL, PORQUE CAI COMO UMA LUVA ÀS NOSSAS CARÊNCIAS DO MOMENTO, ESTÁ SEMPRE A NOS INCENTIVAR, ESCUTA NOSSAS QUEIXAS, BANCA O "OMBRO" E NUNCA NOS FALTA. CONQUISTA-SE UM AMIGO BEM FACILMENTE , MAS NÃO TÃO FACILMENTE MANTEM-SE UMA POSTURA DEVERAS IRRETOCÁVEL EM RELAÇÃO A ELE.

É NAS BATALHAS QUE SOMOS MAIS SINCEROS, É NELAS QUE NOSSA FALIBILIDADE SURGE SEM HIPOCRISIA. POR ISSO PERDÔO MAIS FACILMENTE UM ANTAGONISTA QUANDO A BATALHA ARREFECE, DO QUE UM AMIGO QUE ME FOI DESLEAL APÓS TER JURADO AMIZADE INCONTESTÁVEL.

tania orsi vargas
Enviado por tania orsi vargas em 27/03/2007
Reeditado em 14/04/2008
Código do texto: T427825
Classificação de conteúdo: seguro