Esperanza

Ela era das boas . Logo nos dois primeiro copos percebi que não se tratava de mais uma . Depois de dois anos vivendo entre nos dominou o indioma melhor que muitos , mas ainda mantinha a poesia espanhola em sua fala .

'' Pensa em voltar ? ''

Perguntei a Esperanza .

'' Não no momento . Estou gravida , quero que o bebe nasça aqui ''

Eu havia acabado de conhece Esperanza quando desembarcamos na rodoviaria . Ela havia me perguntado as horas , depois pediu meu celular emprestado para fazer uma ligação , mas como não tinha creditos convenci o caixa da lanchonete da rodoviaria deixar ela fazer uma chamada .

'' Se deixar ela fazer a ligação gasto uma grana nesse lugar ''

O homem usava oculos e era calvo no topo da cabeça . Ele pensou por alguns segundos , olhou para a mulher ao meu lado e alguma coisa nos olhos dela o fizeram dizer ' tudo bem ' . Ele a deixou dar a volta e ficar do seu lado do balcão . Discou os numeros e logo começou a dialogar no espanhol mais lindo que eu ja ouvira . Tambem era a primeira vez que eu ouvia espanhol ao vivo , mas não se comparava aos falados nos filmes nem aos de canções romanticas . Era lindo . Entrei em transe , foi como ouvir a voz de um anjo .Não conseguia ouvir a conversa do outro lado da linha ,nem sabia de quem se tratava . Seu pai , irmão , tia , prima , marido, presidente , mas agradeci a quem quer fosse e desejava que a voz , a pessoa continuasse a faze la falar . Então o careca estragou tudo me arrastando pelo ombro até uma cadeira e perguntando o que eu iria querer .

'' Sua vez de cumprir com o trato . Disse que gastaria uma grana aqui caso eu deixasse a garota usar o telefone .''

'' Tudo bem . Quero uma agua . ''

'' Essa ligação vaio me custar mais que uma agua. Ela deve estar ligando para um outro pais . Quem sabe os EUA ''

'' Mas esta falando espanhol ...''

'' Não importa , existem espanois morando nos EUA . De qualquer forma pede outra coisa . ''

'' Quanto custa uma agua com gas ? ''

'' Vai se ferrar . ''

Dai ele virou as costas e se foi . Logo em seguida a mulher voltou e se sentou na mesa comigo . Ela

trasia duas bolsas grandes consigo . Ela as acomodou proximas a minha sacola de couro com minhas roupas e escova de dentes .

'' Obrigada ''

'' De nada ''

Então dois copos pousaram na mesa . Senti o cheiro , era conhaque .

'' Dez pratas , amigo ''

Disse o garçom . Olhei para o caixa e o homem me fez um joia acompanhado de um sorriso malicioso . Mas era justo .

'' Bom , você bebe ? ''

Perguntei a mulher . Ela pegou um dos copos e deu uma leve tragada , nem fez cara feia nem nada.

'' Obrigada por convencer o homem a me deixar usar o telefone . Tive de avisar algumas pessoas que so chego em dois dias ''

'' Então esta na estrada ? ''

'' Estrada ?''

'' Viajando ''

'' Oh , sim . Ja faz quatro dias . ''

'' Legal . Tambem estou . Mas so faz um dia ''

'' E quanto tempo vai levar ? ''

'' Não sei . Vai depender de muita coisa . ''

'' Como assim ? ''

'' Das pessoas que encontrar pelo caminho , grana , lugar pra dormir ...''

Ela deu outro trago no conhaque , agora um bom trago . Fiz o mesmo com o outro copo . Era inverno , eram oito e tantas da manha e fumaça branca escapava dos escapamentos dos onibus onde pessoas agasalhadas se encolhiam em seus bancos duros e gelados .

'' Gosto do seu sotaque ''

Falei .

'' Sotaque ? Ha ... vim do Peru , sou Peruana ''

'' Legal . Nunca fui ao Peru . Nunca sai do pais . Deve ser divertido estar em um lugar cercada de gente estranha falando um indioma diferente ''

Dei um bom trago no conhaque e acendi um cigarro .

'' Não acho que sejam estranhos . E o indioma não é assim tão diferente . ''

'' Claro que é , pelo menos o seu para mim . Imagine , todas as girias e abreviações de uma conversa descompromissada , eu jamais compreenderia .''

Ela riu , tinha um sorriso magico de sereia . Os dentes de baixo eram um pouco desalinhados com os de cima , de um branco possivel para uma pessoa comum encantadora por natureza . Cabelos negros , naturalmente lisos e longos até pouco abaixo dos ombros , amarrados por uma fita azul atras da cabeça . Uma beleza massissa sem necessidade de ser talhada . Me esbaldei com seus movimentos leves enquanto me contava sobre o velho safado cheirando a fumo que se sentou ao seu lado dois dias antes quando atravessava afronteira do estado .

'' Ele fez de tudo para por suas mãos enrugadas nas minhas pernas . Fui educada com ele até onde pude , mas quando roçou seus dedos encardidos no meu joelho lhe acertei um tapa no braço . Que deus me perdoe , mas queria que ele decesse no ponto mais proximo e alguem lhe cagasse a pau ...''

Ela continuou por mais algum tempo . Falou sobre a garotinha loira que encontrou no ponto com quem trocou olhares e sorrisos infantis e sinceros até que sua mãe lhe disse qualquer coisa nos ouvidos . Saboreou em sua mente a torta de maça com sorvete de creme que comeu numa espelunca de estrada e falou sobre a erva que fumou com uns musicos numa praça em algum lugar nesse mundão azul . Eu falava pouco , concordava e acrescentava uma palavra ou outra em alguns momentos , vivendo suas aventuras atraves de seus canticos magicos que evocavam no meu espirito uma profunda vontade de segui la até seu destino e viver um pouco de sua vida lirica . Quando notei estavamos no segundo copo de conhaque , dividiamos um cigarro e uma porção de amendois . O proximo onibus de Esperanza so sairia as onze , o meu as duas .

'' De quanto tempo esta gravida ? ''

Perguntei .

'' Dois meses ''

Ela não gostava de falar muito sobre isso . Disse que não sabia quem era o pai , disse que as pessoas com que se encontraria em dois dias haviam prometido um bom emprego e que assim largaria o atual que não lhe agradava .

'' E muito perigoso ''

Disse .

'' Alguns homens são estupidos , sujos e fedidos . Chegam cheirando a bebida azeda e querem beijar . Odeio beijar homens no trabalho , isso leva as coisas a um outro grau . Quando se esta fazendo amor o beijo e a coisa que completa o ato . Não gosto que seja assim com esses homens , não quero beijar por dinheiro e ter que fingir que gosto''

Começou a chover , um diluvio , uma cortina de agua pesada molhava tudo fora da proteção da rodoviaria . Esfriou ainda mais , estava ficando sem dinheiro então paguei a conta . Acho que o careca do caixa me levou uma grana a mais no final das contas , mas eu não estava nem ai , afinal era para isso que eu havia me jogado na estrada contra vontade de alguem que me pesava como um cancer e sugava minha vida aos montes . Eesperanza e eu sentamos nos bancos , junto de vagabundos e cachorros que se encolhiam entre as pernas dos passageiros que aguardavam sua condução . Quando uma briza fria lambeu o rosto moreno de Esperanza seu corpo se contraiu e ela agarrou um dos meus braços procurando calor no meu moletom azul . Ficamos matando o tempo , ela tentou me ensinar uma canção linda de sua terra que não consegui decorar mais que dois versos para logo em seguida me enrolar todo , mostrei a ela dois poemas do meu caderno sem capa e ela achou que eram muito tristes . De fato eram , mas era tudo que eu tinha para escrever naqueles dias e prometi que o proximo seria feliz e menos nilista . O conhaque e a cerveja tinham nos deixado alegres e falantes mas tambem serviu para maquiar o frio que fazia em nossas mentes então um grande onibus de janelas negras parou bem a nossa frente e Esperanza disse que era o seu . Nos levantamos e ela me abraçou e eu a abracei e ficamos assim até que todos decessem . A cabeça de Esperanza estava cravado no meu peito e pude sentir o cheiro de rosas que seu corpo emanava empreguinando nas minhas roupas . Ajudeia a botar suas malas no compartimento de carga , depois , sem dizer nada na mais pura naturalidade dos acontecimentos nos beijamos , um beijo curto e gostoso como de um casal que se conhece a tempos e não precisa provar nada com longos beijos molhados e sonoros . A mão pequena de Esperanza percorreu meu rosto enquanto seu corpo se afastava e logo depois subiu os degraus que a levaram para tras das janelas negras onde não pude mais ve la . Ela foi a ultima a subir , minha mala estava sozinha debaixo do banco , fui até la pois um grupo suspeito de jovens se aproximava para provavelmente não fazer nada pois seguiram seu caminho sem nem notar minha presença . O onibus começou a manobrar , de re , depois engatou a primeira e roncou levando dentro dele uma mulher cheia de vida com um bebe na barriga. Desejei que tudo desse certo para ela , que não precisasse mais dormir com sujeitos porcos e nada disso . Desejei o melhor .

07/05/2013 -08/05/2013

Home Sweet Home - Carrie Underwood

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 08/05/2013
Código do texto: T4280013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.