VAMOS FUXICAR ?

VAMOS FUXICAR?

“Arte de fuxicar é um trabalho de terapia onde expressamos nossos sentimentos de amor, alegria, tédio. Onde o tempo passa e criamos uma bela arte reaproveitando retalhos.” (Blog de Eva Ferreira).

Vamos, vamos fuxicar sim; vamos fazer uma terapia, unindo o útil ao agradável, ocupando o nosso tempo, expressando nossas alegrias, nossas tristezas e transformando numa arte que nos reporta há séculos atrás. O termo fuxicar, de acordo com o dicionário online de Português significa: intrigar, mexericar, fazer fuxico, alinhavar, fazer desajeitadamente e à pressa. É também sinônimo de “fofocar”, ”cochicar’”.

Mas, estamos falando mesmo do quê? Da arte de fuxicar que atribui-se sua criação aos escravos africanos. No entanto esta arte se popularizou no século XX. E o que é mesmo o fuxico? São retalhos de tecidos reaproveitados que cortados em forma de um pequeno círculo de tecido são dobrados e franzidas nas extremidades e com a junção de um no outro vai se transformando em flores, adereços, barras de toalhas até a composição de toalhas para mesas, colchas e tantas outras coisas. É mais popular na região do nordeste do Brasil.

As lendas contadas dizem que esta arte recebeu o nome de fuxico porque as mulheres se reuniam para costurar e “fuxicar” sobre a vida alheia. Até pouco tempo era uma arte praticada em zonas rurais e pela classe social de baixa renda. Com a introdução de novas técnicas e a valorização do artesanato e na decoração mais informal tornou-se uma arte muito difundida em todo o Brasil. Hoje é muito usado na confecção de roupas, bolsas, tapetes. Seja no interior ou na cidade grande só aqui se produz esta arte de forma tão habilidosa.

A beleza dessa arte é propagada em diversas revistas, sites, blogs, mostrando os mais variados tipos de peças onde se misturam com a decoração clássica, dando um toque de informalidade aos ambientes.

.Quem estiver precisando ocupar o tempo ocioso, de fazer uma terapia para combater o estresse, de passar um tempinho em seu cantinho pensando na vida, de espetar o dedo com a agulha de vez em quando, entre no mundo da arte do fuxico. Basta ter em mãos retalhos, agulha, linha e mãos à obra. Será recompensada com o resultado do belo trabalho que surgirá com a junção dos vários fuxicos e da sua criatividade para transformar numa obra de arte. É prazeroso e pode ser rentável. Vamos lá!

Em 04 de maio de 2013

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 08/05/2013
Código do texto: T4280570
Classificação de conteúdo: seguro