AUMENTA A CRIMINALIDADE FEMININA
.
Minimamente de 2 décadas ou mais a esta parte, qualquer  observador do
 social  concorda o que vem ocorrendo na sociedade brasileira. ,   A mulher  vai ganhando maior espaço social, projeção profissional, posições importantes,lidera empresas, porém nesse mesmo cenário vem  ocupando alarmante índice ou percentual de criminalidade, (os poucos presídios  estão lotados, ) até então quase nada ou pouco ocorria há cerca de vinte  ou mais anos atrás.
 Hoje o cenário nacional se apresenta perturbador, por outro lado, quanto a posição  da mulher-vítima no interior dos lares de alto e baixo nível social,nos grandes e pequenos centros urbanos e rincões distantes, alguns  homens se comportam como supostos “proprietários” de suas mulheres.. É a  lei da selva, ou  barbárie num  caldo de cultura em que   se descobriu a ignorância, a falta de educação-  uma sociedade doente, física e mentalmente- e a infra estrutura nacional não consegue  evitar, onde até crianças convivem com a  violência.   O legislador avançou nos  anos com a  da Lei Maria da Penha de no. 11340/06,     que  abriu um leque de defesa da mulher contra o marido e ou companheiro, desde a ameaça até casos sérios como psicológicos( inclusive morais) a  lesões corporais e morte. Essa norma é relativa(Uma das causas  está conjugada com convivência-dependência, na família, em especial da mulher.) . As  casas de abrigo a permanência é temporária , não atende às necessidades. Essa lei  é interessante  : a mulher não pode retirar a queixa. O inquérito corre e o processo na Justiça vai –sem a influência da mulher..Há esse fenômeno no país. Os velhos e crianças são vítimas  desse”status quo”. Na década de 70 havia um anexo (isolado) na Penitenciária do Carandiru,em São Paulo,(implodida) que abrigava –tranquilamente-  só 10 mulheres. Hoje são centenas  espalhadas pelo Estado, sem falar nas demais unidades da Federação. O país não esperava tamanho  o número de reclusas , todas sem exceção vivendo promiscuamente em celas imundas e sem nenhuma assistência jurídica ou médica.Há algumas exceções. . Se faltam escolas, como se preocupar com presídios? Seria o caso de mutirão de construção de escolas, via educação, para reprimir essa demanda de violência.Isso demanda tempo.Preocupa-se com outras prioridades...
Outro motivo sério foi o crescimento do tráfico de drogas, que com pouco ou nenhum esforço, a pessoa ganha dinheiro. A droga é de âmbito nacional e internacional. As mulheres viraram “mulas”,  são as que levam pelo país afora e para dentro as drogas das mais diversas .. Até crianças entraram nesse “samba do crioulo doido”. O Estado se vê impotente para conter essa corrente. O tráfico sempre remunera mais que emprego formal ou informal.  O desemprego   levou muita gente a realizar  delitos desde assalto até mesmo homicídios, pois na sociedade brasileira há uma divisão perversa entre pobres e ricos. A classe média fica refém do chamado “status quo”e surgem também delinquentes,universitários,etc. Ficou patente e inexorável que parcela de alguns ricos e supostos influentes também são criminosos e ainda há  o vício da droga nem sempre  são pobres mas, gente  de bens – isso alavanca  tudo...   A Polícia raramente chega às mansões e grandes condomínios.  Há hoje a emancipação social e sexual.   Há o fenômeno  da desagregação gradual da família que hoje não se comporta como de anos atrás. Há exceções. A liberalidade e ou libertinagem avançaram, também , sem que isto se constitua  crítica aos comportamentos. A liberdade tem  um preço!A mulher deve ser livre e igualitária. A complexidade do tema faz  lembrar  em 1964 com a chamada Revolução dos militares,, fui  dar cobertura jornalística diária e total ao O ESTADÃO da Capital,SP, no DOPS, onde não havia até então nenhum repórter.O DOPS não era tão importante,sob a ótica da informação. Então,um dia,ao subir no elevador estava sendo conduzido preso ,ao meu lado, um operário,algemado,por dois truculentos investigadores, aquele negava ser “comunista” e que aquela prisão seria denúncia de sua própria mulher...Queria ela estar livre do marido...e ficar tranqüila com o amásio. Ganhou 50 dias de prisão... Dizia que era traído e que tinha foto dela com outro homem, ambos nus.Os policiais não deram atenção- pois, uma vez comunista sempre comunista- e por 50 dias ficou  no porão aguardando ser lembrado(tinha muita gente nos xadrezes).  Ouvido “oficialmente”,mais tarde,no interrogatório, subindo ao 4º. andar(onde a imprensa  só tinha livre acesso) –confirmou que era traído – e tinha até foto .  Resolveram   diligenciar na casa do infeliz. Não demorou muito, o  “perigoso” detento estava de posse da foto guardada a 7 chaves...   O perigoso “comunista” com a foto na mão,na calçada, mostrou-a timidamente...   O DOPS queria mesmo  comunista “de carteirinha”.Adultério é com outro departamento!! O traído ficou na calçada até perder de vista a viatura policial.... diante de sua casa modesta..num bairro de Sampa... E o sol indiferente se pôs nesse dia...e a cidade continuou com o seu jeito de sempre.
 
 
helion verri
Enviado por helion verri em 09/05/2013
Reeditado em 13/09/2013
Código do texto: T4281754
Classificação de conteúdo: seguro