Causou perplexidade e indignação a resposta de enquete feita por um site sobre a chamada “Lei Seca”, que recente vigora no País,com benefícios indiretos e diretos a todos os entes envolvidos, desde a queda da mortalidade até o movimento nos pronto socorros dos maiores hospitais das grandes Capitais e Interior.
Mas vamos à enquete que perguntava:”Se beber não dirija deixou de ser ditado.Você vai: (a) cumprir a lei?; (b) ter um “personal driver”?;(c) fugir do bafômetro?; (d) continuar na sua? E, “in fine” o índice percentual das duas ultimas perguntas causou perplexidade pela incidência dos chamados recalcitrantes... senão vejamos: até onde li, o (c)-fugir do bafômetro dava índice alarmante, ou seja deu 32,1% e (d) continuar na sua resultou em 21,4%. Somando os dois quase equivalentes na transgressão e rebeldia, dá um absurdo de valor percentual acima da média.Agora não dá mais para sair impune,com ou sem bafômetro,pois,agora o bicho pega. “Dura lex sed lex”.
Por certo a enquete não dá para inferir uma tese de mestrado ou doutorado, embora seu universo seja por demais abrangente. Mas,infelizmente, a pergunta singela tem respostas inquietantes, do chamado : “Lei,ora lei” à moda Getúlio Vargas, que era especialista em rasgar Constituição e era adepto da chamada “desobediência civil” quando seus interesses eram contrariados.O povo tem memória curta eis que violação dos direitos era a regra no regime Vargas e o cumprimento das lei uma exceção.Esse modismo de “lei,ora lei” não foi só e exclusivo do velho ditador,pois isso vigora ainda no País em muitos escalões...A história pátria não perdoará ninguém, nem os chamados “mensaleiros”.Assim,se espera.
Pela enquete não dá para inferir qual seria a faixa de idade dos que responderam com alguma sinceridade,mas muita irresponsabilidade nos dois últimos itens, mas que dá para se preocupar, sem dúvida.
Em primeiro lugar o artigo 5º. da  Constituição Federal diz com meridiana clareza que “todos são iguais perante a lei”, tanto assim que num dos recentes comandos foi abordado um juiz de direito e sem firulas foi levado até a Delegacia de Polícia,onde sofreu as conseqüências como perda da CNH por um ano,apreensão compulsória do veículo e pelo índice alcoólico baixo e pagou fiança.Não houve a chamada “carteirada” ou “quebra galho”...Bom exemplo vem de cima.
Todos sabemos que nas grandes Capitais do País temos uma polícia relativamente eficiente e tecnicamente preparada pelo que “der ou vier”, ressaltando,entretanto, que não é uma polícia como a japonesa que ensina “iquebana” aos integrantes. Não se chegou a esse nível... a quase regra é atirar para depois perguntar...Há ainda os chamados “coices de mulas”... Ora sendo assim, somente os “alienados” poderiam tranquilamente: fugir do bafômetro e ou continuar na sua. (dois últimos itens respondidos).
Fica no ar as duas últimas respostas de onde vieram e se realmente não levaram a sério de que o País sofre transformações radicais as vezes para melhor e que os semáforos e a comunidade armada,policia civil e militar, não são pagos mensalmente por nenhuma poderosa empresa do ramo em especialidade etílica,muito embora ela esteja em qualquer evento,até em acampamento de piedosas freirinhas....é o caso dessa poderosa AMBEV,que patrocinou a campanha do desarmamento, e daí para frente a violência cresceu a ponto de se chegar a calamidade pública.Somos reféns dos bandidos,em casa. Na rua,à noite, nem as mulheres de programa hoje se aventuram,para o leite das criançinhas.
Outra coisa que ainda não entendo é por que o fabricante de cigarro vem com aquelas fotos horrorosas para impressionar e as bebidas alcoólicas não são obrigadas a por em cada latinha ou garrafa a foto de um acidente mortal,em plena avenida São João,em Sampa ou na avenida Copacabana,no Rio de Janeiro??Ou em Exu?  Se o cigarro mata a longo prazo o álcool é a curto prazo...basta assumir o volante!!
Fica bem claro também  quem comandou as grandes operações de repressão ao abuso do álcool, não foi um comandante militar (coronel ou general),mas, Zeca Pagodinho, por mais paradoxal que seja. Graças a Deus.Amém “nóis” tudo. ESSA LEI É DA BOA!!!


helion verri
Enviado por helion verri em 09/05/2013
Código do texto: T4282347
Classificação de conteúdo: seguro