Sobre as armadilhas ideológicas

O que me parece é que quando alguém se decide por seguir uma ideologia qualquer, cai na seguinte armadilha:

a) Fica com medo de expor pensamentos contrários ao que lhe foi imposto pela cartilha ideológica. Percebe que, em geral, seus pares ficam agressivos quando contrariados. A agressividade, quando advinda da contrariedade, sempre me pareceu um indicador da insegurança do agressor porque, no fundo ele sabe que o oponente pode ter razão, mas não quer dar o braço a torcer, precisa defender seu time.

b) Associado ao anterior, o ideólogo parece ter uma noção arraigada de pecado. Fica com um sentimento de culpa ao contrariarem a cartilha? Sente-se pecador por não cumprir os mandamentos?

c) Passa a ter o sentimento de pertinência a um grupo, o que lhe supre a necessidade de amor e amizade (embora eu desconfie seriamente das amizades formadas nesses grupos, em que o suposto amigo não pode ser autêntico, franco e sincero, já que as verdades já estão estabelecidas). Torna-se então difícil sair dali e perder contato com seus pares.

d) Por fim, mas não menos importante, há o grande problema do investimento vital: quando alguém passa boa parte da vida servindo a uma causa, reconhecer que esta causa tem falhas, é reconhecer que desperdiçou parte de sua existência...

Estou com o pensamento livre para aceitar contrariedades. Esses pensamentos acima não me foram impostos por ninguém, portanto sou livre para muda-los, caso a argumentação me convença.