* Os heróis dessa história são Bruninho, Ricardinho e Robertinho.
Eles adoram filmes de caça ao tesouro.
Bruninho, o líder do trio, uma vez no mês, aparece com alguns rabiscos numa folha, dizendo que descobriu o mapa de um tesouro misterioso, convidando os outros dois meninos para uma inesquecível aventura.
Ansiosos por encontrar o tesouro, após a revelação, os garotos saem, vestidos de pirata, seguindo as pistas do mapa, enfrentando todos os perigos da missão.
 
O fundo da casa de Ricardinho é colado com a casa de Robertinho, que fica exatamente ao lado da casa de Bruninho.
A aventura começa na casa de Ricardinho.
Eles seguem para o fundo e pulam o muro até a casa de Robertinho.
Na casa de Robertinho, há um cãozinho solto que gosta de perseguir Bruninho e Ricardinho. O cachorrinho só não ameaça o dono da casa.
Depois eles passam, usando o muro ao lado, para a casa de Bruninho, o mentor do tesouro.
Dentro da casa de Bruninho encontram pistas decisivas indicando onde está o tesouro.
 
Claro que Bruninho prepara antes o mapa, as pistas e o próprio tesouro, mas Bruninho consegue sempre convencer os colegas de que está tão surpreso quanto os amiguinhos.
Parece que ele será um ótimo ator quando crescer.
 
O tesouro pode ser uma caixa de bombons colocada debaixo da cama de Bruninho ou um pacote contendo uma bola encontrada no quintal do inteligente garotinho.
Há um pacto que propõe realizar a empolgante caçada sem nenhum adulto perceber.
Nada de entradas normais!
Eles necessitam pular as janelas e os muros, aguardando o momento certo de adentrar os ambientes vazios.
A aventura, que costuma demorar uma ou duas horas, acontece no finalzinho da tarde e princípio da noite, aproveitando a escuridão a qual facilita muito a ação secreta dos heróis.
 
Dessa vez Bruninho surgiu com um mapa especial.
Seria o mais precioso tesouro que os três já descobriram.
A missão era complicada demais, porém a recompensa faria o desafio valer a pena.
 
As mães dos meninos, grandes amigas, estavam reunidas, na casa de Ricardinho, organizando uma festa que planejavam realizar no próximo domingo.
Fingiram não ver os filhos agachados passando para o fundo da casa.
Os três sapecas pularam o muro e saíram correndo procurando a casa de Bruninho ao lado.
O cachorrinho percebeu a presença dos três e veio atrás latindo.
Apesar de Robertinho tentar conter a ação do cãozinho, não adiantou.
Bruninho e Ricardinho pularam rápido o muro que dava na casa de Bruninho. Robertinho veio atrás depois de dar uma inútil bronca no valente cão.
Suados, encontraram uma pista debaixo de um pote.
A pista mandava voltar para o início de tudo, a casa de Ricardinho.
Ricardinho e Robertinho estranharam, pois tudo deveria acabar na casa de Bruninho, entretanto não houve outra opção.
Combinaram que Robertinho iria na frente distraindo o cãozinho feroz.
Bruninho e Ricardinho seguiram atrás, porém não evitaram uma nova correria já que o cachorro percebeu a presença dos dois aventureiros e não aceitou a invasão repetitiva.
Todos pularam retornando para a casa de Ricardinho.
Conforme a pista do pote, acharam um papel amarrado numa pedra.
Leram o papel:
“Vão até a cozinha e encontrem o bilhete que está no bolso do vestido da mãe de Bruninho! Esse bilhete esclarece o mistério.”
 
Na cozinha as três mães estavam papeando animadas.
A mãe de Bruninho, Dona Joana, falou:
_ O que você aprontou agora, Bruninho? O tesouro mudou de lugar?
_ Mãe, tem um bilhete no seu bolso.
_ Um bilhete?
A mãe surpresa pegou o bilhete e leu:
“O tesouro é composto por Dona Ana, Dona Joana e Dona Sílvia. Assim que vocês lerem essa mensagem, cada um deve abraçar sua mãe com muito carinho.”.
Todos os meninos abraçaram as respectivas mães.
Após o abraço e os beijos das mães emocionadas, Dona Sílvia, mãe de Ricardinho, sugeriu:
_ Agora que vocês desvendaram mais um mistério e nós ganhamos essa linda homenagem, vão lavar as mãos para lanchar!
Os garotos saíram, rumo ao banheiro, bastante orgulhosos e satisfeitos.
Mais uma importante missão tinha sido concluída com êxito e eficiência.
 
* Eis a minha homenagem ao Dia das Mães.
 
Amanhã todos nós devemos imitar os garotos da narrativa.
 
Busquemos os braços carinhosos do nosso mais precioso tesouro!

Se ela não estiver mais na Terra, oremos agradecendo ao Criador o amor que Ele nos ofertou materializado no afeto da mulher a qual um dia embalou os nossos primeiros passos, suscitando poesia quando nos segurava, emoção quando nos beijava e enorme paz quando nos olhava sorrindo.
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 11/05/2013
Reeditado em 11/05/2013
Código do texto: T4284802
Classificação de conteúdo: seguro