Há aproximadamente 20 anos  estive em Salvador,na Bahia e, como de praxe fui conhecer a  igreja de Nosso Senhor do Bonfim,(aquela  que as mucanas lavam as escadarias, com água de cheiro,em certas épocas,todos os anos), onde ao lado existiam mais de 10 barracas vendendo tudo que se possa imaginar.  Observei uma que tinha numerosos fósseis de peixes,lagartos e animais pré-históricos, onde apareceu um habilidoso barraqueiro (no bom sentido), que ao ver o meu interesse por tais extravagâncias (nada religiosas), disse-me: o senhor não gostaria de levar essa pequena pedra, lapidada de um só lado e que “tinha água em seu interior”, presa em seu interior... Fiquei um pouco na dúvida quanto à compra e observando pela lapidação,num dos lados, realmente havia um liquido leitoso cativo no interior dessa aparente preciosidade.
(Cá entre nós,não sei como está lá hoje, mas como se vendia a luz do sol peças pré-antigas,fósseis e tantas coisas preciosas deste País, impunente... na mão de pessoas que,a rigor não prezam os nossos valores arqueológicos). Vendem por vender.São comerciantes,mas, ao que parece essa atividade hoje é mais ou menos controlada ou proibida... Este País é sempre vendido(de uma forma ou de outra) – especialmente aos “turistas estrangeiros”,na verdade garimpeiros-“paus mandados”- para levar tudo aos mais diversos países  para pesquisas... Lá fora sabem mais das nossas coisas que os nossos cientistas...
Pois essa peça grotesca e curiosa entrou no meu destino, entrou no meu patrimônio e a tenho até hoje... Nada sabia a seu respeito sob o ângulo das pedrarias do mundo e no Brasil (embora isso me fascina), até que lembrei de Dedé, uma sobrinha que tem formação em mineralogia e a encaminhei via sedex para uma análise mais técnica e aprimorada daquilo que há anos jazia nas prateleiras da minha casa... sem definição ou destino e quase sem nenhuma razão aparente. Só mesmo um ex-professor universitário da UNICAMP,(10 anos lecionando), hoje afastado,-sem vencimentos- que dava cinco disciplinas(era chamado pelo meu coordenador da Faculdade de “polivalente”(sic)-confesso a duras penas) e, talvez diferenciado(só na cabeça) do comum dos homens... Consegui ter por anos uma singela pedra, que aparentemente não fazia nenhum sentido...quando a regra geral-invariavelmente- é só correr atrás de ganhar dinheiro, como fazem todos ou quase todos, em especial todo mundo,mais os banqueiros e aplicadores de mercado de capital.Financistas e economistas,com os quais não os conheço, como reciprocamente sou totalmente distanciado.Espero assim continuar! Seria isso a lei do mundo ou do cão? Eu, ainda estou literalmente na idade das pedras e, até onde sei, não me ajusto bem no mundo (em muitos lugares e situações) e tenho sofrido algumas conseqüências desse histórico comportamento.(confesso,estranho). Mesmo assim, vamos levando as coisas, aos trancos e barrancos, em meio a essa infindável sandice por(sempre)necessàriamente, mexer com dinheiro, para sobreviver. Outros o guardam avaramente.(Na minha infância meu velho pai – sempre “duro”, passava a mim uma imagem curiosa e, ao mesmo tempo verdadeira: “Filho, o dinheiro é sujo”. Na verdade, só os sanitaristas(muito embora necessitam do vil metal),além de poucos outros pensam assim, porque o dinheiro passa diretamente do vendedor de peixe para a prostituta,ou vice versa.Nada contra essas atividades... Muito embora nunca soube que alguém tenha morrido por “contaminação” de dinheiro, mas que é sujo, certamente é. Tanto que passa de mão e mão e todas elas, a rigor técnico-científico –as mãos dos diversos níveis sociais- levam e transmitem bactérias e outros germes...(assunto que nada sei com certeza, então fico por aqui.).Se adotarmos o conceito americano que: “Time is Money”... o tempo também seria sujo ou imundo?A nota de 1 dolar diz “We thrust in God”.Aí misturaram alhos por bugalhos...certamente!Acredito que essa mensagem no dólar é inoportuna e imprópria.O  americano não deveria misturar dinheiro com divindade...Por outro,  como a atuação do bandido(assaltante) é “suja” (em vários aspectos jurídico e sociais),certamente procuram os marginais também algo a sua semelhança, ou seja, sujeira. Tem alguma lógica esse fato. Imaginem,por outro, quando o ex-presidente Collor confiscou todo o dinheiro nosso para o Banco Central em Brasília, não teria havido-logo após- alguma espécie de “contaminação” no Planalto? E, por conseqüência viveríamos ainda ultimamente, sob o “efeito de um césio-monetário-contaminante”   em Brasília com atuais os “mensalões”, escândalos,caixa-dois,formação de quadrilhas etc,etc. Seria talvez conseqüência desse histórico roubo collorido, de anos atrás? Daria isto uma interessante tese- por “gênios da área”- numa Universidade?   Também, nunca se viu algum dinheiro,papel,qualquer valor, sendo usado em lixeiras de sanitários públicos e privados. Tudo leva a crer que esse papel-moeda,supostamente- seria sujo mesmo...Usam-se singelamente papel higiênico . A gente nunca sabe o momento que este acaba e qual a sua verdadeira metragem. Mas isso é outra história:Segredo de Estado e ou das fábricas do gênero!
 Bom: voltando à pedra.
Passados dias Dedé,a amável sobrinha, mandou de volta a pedra com a análise que passo a descrever...parcialmente:-
“Helion, geodo.Cavidade com dimensões de milímetros a metros,oca ou parcialmente preenchida por minerais como calcedônia mais extensa e cristais de belas formações (ametista,calcita,zeolitas),quartzo atapetando internamente a cavidade. Os geodos formam,assim, massas minerais com várias formas,arredondadas,globulares,frequentemente esféricas, que se distinguem da rocha que os hospeda. Geodos ocorrem em vários tipos de rochas principalmente calcários e rochas-vulcânicas.Em rochas vulcânicas, como nos derrames de basalto da Bacia do Paraná, a sub-vulcânicas,inclusive em granitos rasos(cavidades miaroliticas) como o do Cabo em Pernambuco,formam-se os geodos ao ascender o magma,rico em voláteis de menos de 2 kbar quando ocorre a expansão destes gases dissolvidos no magma,formando “bolhas” dentro do magma (vesiculação),ricas em elementos da fase fluída e que cristalizam,muitas vezes em “camadas” de diferentes minerais de fora para dentro.” E continua a minha querida Dedé: “Esta rocha apesar de você ter comprado na Bahia, deve ser do Rio Grande do Sul,onde se encontram muitos derrames basálticos... retirei algumas curiosidades sobre ela também na internet,algumas curiosidades,crenças sobre os poderes dos minerais...No todo é uma bonita pedra ornamental.”
Entenderam o que Dedé informou?
Para os que não entenderam é o seguinte: tenho uma pedra redonda(classificada como geodo) que data da formação da terra, quando os elementos naturais, universo e terra estavam em formação e o magma é produto de atividade vulcânica(material quente,melhor quentíssimo)  – de repente- o magma captou um pouco da água circunstancial("coitada") e ela está até hoje está no mesmo estado de mais de 200 milhões de anos atrás...época da formação da terra...Por conseqüência tenho uma pedra de milhões de anos antes do advento do mestre Jesus Cristo, que segundo os profetas teria sido traído por uma mixaria de alguns dinares de prata, num julgamento público “fajuto”.Um júri popular que assustou até Pilatos,o governador da província romana! Preferiu a turba ignara o Barrabás que era ladrão("o sujo") e, conforme disse , gostava do vil metal.Há também o "profeta" Judas,que deu causa à tudo que sabemos... Lógico esse metal foi o homem quem criou para nos infernizar até hoje. Cristo não fabricava dinheiro,pelo que consta a história... e seu pai, o Grande Arquiteto do Universo, (Deus),ignora a expressão= “Time is Money”. O tempo não existe para Deus. O mesmo para o gênio Einstein, “Deus também não joga dados”... Só os homens, que surgiram na face da terra há aproximadamente 500 mil anos... (realmente pouco tempo) ,bem depois da minha pedra ,ao que parece vieram para confundir e não explicar como dizia o saudoso apresentador de TV,o Abelardo Barbosa, “Chacrina”. Vocês querem bacalhau? O nosso Chacrinha sabia o que o povo gostava e queria...bacalhau e circo.Ninguém irá substituí-lo,certamente.Sobre as funções terapêuticas dessa pedra,(que a Dedé informou) fica para depois.. talvez,logo aí,.no próximo milênio. 
A pedra?  Vou entregar aos netos e continuará assim, do mesmo jeito, até o final dos tempos... da mesma forma que apareceu. E, Big-Bang para todos!!