Amélia

Ela tem 1,58m de altura, sua pele é branca e sedosa. Frequentemente, visita o salão de beleza, para tingir seus cabelos curtos e lisos. Suas mãos de dedos longos, sempre ou quase sempre estão com as unhas bem tratadas e pintadas. A vaidade faz parte da sua personalidade.

Amélia é assim: mulher organizada e elegante, mulher de poucas palavras, mas que sabe exigir. Talvez, eu nunca seja como ela... No entanto, uma parcela significativa de todos os seus ensinamentos, mesmo que não perceba, estão todos aqui, dentro do meu coração.

Todos os dias, Amélia tem me mostrado que mulher de verdade, não aprende a cozinhar, no intuito de apenas satisfazer o paladar de seus filhos e marido. Mulher de verdade cozinha, arruma, lava, passa, trabalha e estuda, para se tornar autônoma diante das circunstâncias da vida.

Com veemência, admiro sua capacidade de saber administrar com talento, o seu singelo salário de professora aposentada. Incrivelmente, organiza com precisão os mantimentos da despensa e, como ninguém, cuida com maestria e dedicação de cada plantinha moradora de seu jardim.

Quando eu era criança, via Amélia como uma heroína imbatível, hoje, estou com a metade da sua idade e, para mim, ela continua sendo a mesma – só que agora, meu olhar é mais sensível, reconhecedor de tudo que ela fez e ainda faz por mim.

Espero que Amélia continue sempre comigo, reprovando meus penteados e escovando meus cabelos durante as manhãs. Já suportamos tantos acontecimentos... E também já gozamos de momentos ímpares.

Mamãe tem 1,58m de altura. É pequena no tamanho, mas grande na sabedoria. Fonte de amor e amizade. Respeito e gratidão. Com a brevidade da vida, só me resta redigir essa crônica, com sentimentos verdadeiros e maviosos. Não sou a melhor filha do mundo e, tampouco, algum dia conseguirei ser; sei que sou chata, crítica, desorganizada, rebelde e displicente. Mas são essas minhas imperfeições, que fazem Amélia me amar. Sim, ela me ama, simplesmente pelo milagroso fato de ser minha mãe.

Mayanna Davila Velame
Enviado por Mayanna Davila Velame em 12/05/2013
Código do texto: T4287427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.